Talvez nunca e sequer saiba o que é esta sigla. Mas, esta sigla está e estará influenciando a sua vida neste semestre.
Conforme o alerta dado na IDG Now, estamos finalizando os número de IPV4 e precisamos migrar para o IPV6.
Que raios de siglas são estas?
Se você tem um site na internet, você sabe o endereço, certo? O meu, por exemplo, é http://www.gestao.adv.br . Ocorre que este endereço com letras, na verdade é para facilitar a qualquer um achar o endereço, pois em fato, todos os sites na internet são números. Os famosos números de IP (internet Protocol). Então, ao invés de digitar algo como 200.196.1.23 e ir para um site, você digita o endereço com o www e chega lá. O grande problema é que estão acabando os endereços na internet.
Isto mesmo acabando os endereços para serem registrados.
Estima-se que em cinco semanas, ou seja, no máximo no final de Fevereiro estaremos com os registros de internet lotados, pois as combinações de números (leia-se espaços livres) está acabando.
Isto é o fim da internet?
Lógico que não. Há algum tempo já se previu isto e lançou um novo tipo de número, chamado IPV6. São tecnologia diferentes, com o mesmo objetivo.
E o que isto afeta a minha empresa, já que temos a solução para o problema do IPV4 para o IPV6?
Dois aspectos importantes:
1. Afeta que o planejamento de integração destas tecnologias está previsto para Junho e os números acabam em Fevereiro, ou seja, em Março, se tentares fazer registros de novos domínios, poderemos ter uma internet lotada e com filas de espera para registro. Talvez aconteça, talvez não, mas iremos deixar a marca da empresa fadada a sorte?
2. Será que a tecnologia de internet do seu negócio está adaptada ao IPV6? Ou seja, será que nesta migração não teremos que fazer investimentos?
Em razão destes questionamentos, o melhor a fazer é buscar soluções. Indico uma para cada caso:
1. Não deixe para amanhã para registrar os seus domínios e fortalecer a sua marca. Faça isto hoje.
2. Busque com os técnicos informações adequadas sobre a sua rede e como ela está preparada para esta nova tecnologia que está sendo implementada.
Com informação, podemos averiguar melhor e estarmos preparados para as mudanças de tecnologia sem sobressaltos. Se o seu técnico de informática tem dúvidas, envie este artigo aqui para ele.
Não deixe para última hora. Faça hoje!
_______________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

“O fato da NRO distribuir os blocos finais de IPv4 não significa uma mudança radical aos usuários finais. Muitas das providências necessárias ao suporte do novo esquema já forma implementados. Um sinal de que a transição deve ocorrer de forma tranqüila é o fato de não haver uma corrida acelerada em direção aos endereços IPv4 restantes.”
http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/10/19/enderecos-ipv4-acabam-este-ano-avisa-o-apnic/
– Não é necessário trocar sua rede (interna) inteira em Junho ou quando os IP’s versão 4 acabarem.
Talvez, no máximo o roteador ligado a Internet caso ele não suporte Ipv6 (Seu provedor de Internet com certeza o informará antes de fornecer um Ipv6).
– Todos os sistemas operacionais atuais suportam o Ipv6.
– Isso não afeta de forma alguma o registro/compra de domínios. É possível trocar o Ipv4 atrelado ao seu endereço da internet por um Ipv6 (consulte a empresa em que os domínios foram comprados).
Minha recomendação no caso de dúvidas é consultar o provedor de Internet (Virtua, Speedy, Velox, etc.) e as empresas de hospedagem de sites (UOLHost, Locaweb, etc.)
CurtirCurtir
Obrigado pelo comentário Rafael. Importante é alertarmos as pessoas para estas mudanças que ocorrerão em breve.
CurtirCurtir