Você já ouviu falar ou utilizou o Business Intelligence ou simplesmente BI?
Não?
Nem imagina o que é?
Não se assuste. Muitos negócios sequer sabem o que é BI mesmo. É um termo bem mais comum nas empresas, fábricas, indústrias, etc, geralmente associado a quem tem um suporte de informática bom e baseia seu negócio em números.
Então BI são apenas números?
Não, claro que não. BI são elementos dentro do banco de dados de informação do seu negócio para monitorar, compartilhar e analisar as informações coletadas no processo interno.
Normalmente são relatórios em gráficos, que tem a finalidade de dar informações gerenciais ao empresário.
Contudo, o mercado está em constante evolução e desenvolvimento. Temos hoje na realidade das empresas as redes sociais, consumidores cada vez mais informados, dando opiniões sobre produtos e serviços, enfim, a empresa não pode aguardar apenas os dados que tem para ser competitiva no mercado, a empresa precisa de dados de mercado, para em conjunto com os seus dados, tomar decisões corretas para o seu planejamento estratégico. Este tipo de informação de mercado e interna da empresa leva o nome de Business Analytics.
Leia aqui uma interessante reportagem sobre o assunto. Aqui temos outro artigo importante.
Como fazer isto?
Existem várias maneiras, mas uma delas julgo principal: Esteja e monitore o mercado. Não basta estar nas redes sociais. Temos que ver o que estão escrevendo sobre a empresa, responder sempre e com educação e estratégia, enfim, estar antenado e conectado ao mercado sempre.
Analisar apenas os dados internos nos levará a ser mais eficiente em nossa produção e poder crescer de maneira sustentável. Todavia, sem vislumbrar as oportunidades de mercado e tendências do negócio, podemos estar arrumando a casa para ninguém usá-la depois.
A pergunta é: Você trabalha para o seu público interno ou externo? Importa somente se o funcionário chegou as 8h ou importa se o cliente está satisfeito com o seu produto/serviço?
A resposta é simples: Ambos são importantes, e sem olhar para as duas possibilidades, você está ficando fora do mercado.
Quer crescer de maneira sustentável? Ouça o cliente, ouça o mercado e foque em números e resultados internamente. Muito mais que apenas uma tendência, esta é uma visão de futuro.
_______________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br
Um comentário sobre “Business Intelligence or Business Analytics?”