[Saúde e Produtividade] Atitudes que resolvem…

Como evitar aquela dor na coluna que surge de repente ao menor esforço ou ao efetuarmos um movimento com o corpo? E aquela dor  nos ombros que parece nunca sumir? E a dor no pescoço que insiste em na ir embora?

Algumas atitudes no seu dia a dia resolvem esta questão e a elas damos o nome de “Atitudes Ergonomicas” ou “Atitudes Preventivas”!  Alguns exemplos destas atitudes no nosso dia a dia:

1) Levantar objetos: Ao levantar objetos procure colocá-los entre os seus joelhos com a coluna ereta. Quanto mais próximo do seu corpo menor será o esforço realizado pela sua coluna. Outra dica importante é manter as pernas abertas levemente e um pé um pouco a frente do outro, pois isto ajuda no equilíbrio.  Guarde os objetos preferencialmente no mínimo a 40 cm de altura do chão, pois isto evita um aumento do esforço na sua coluna ao pegar o objeto.

2) Forma de dormir e levantar: Um terço do nosso dia em média passamos na cama, desta forma opte por posições de lado com um travesseiro que preencha o espaço entre a cabeça e o colchão deixando a região do pescoço reta (como no exemplo abaixo). Se optares por outra posição para dormir use preferencialmente a de “barriga para cima”. Ao levantar da cama vire-se de lado, deixe as pernas saírem primeiro da cama e então levante o corpo inteiro de uma vez.

3) Passar roupa a ferro: Ajuste a altura da tábua de passar aproximadamente 10 cm abaixo da linha do seu cotovelo (você estando em pé com os braços soltos). Coloque abaixo da mesa algum objeto que sirva de seu apoio para os pés, desta forma poderá apoiar um pé e depois o outro alternando de forma a descansar a sua coluna. Esta posição sugerida evita que você dobre demais a coluna ou fique com sobrecarga demasiada por estar muito tempo em pé. A dica do apoio pode ser usada na hora de lavar a louça também!

4) Arrastar móveis para limpeza: Use sempre a força de duas pessoas. Caso esteja sozinha e não seja possível fique o mais próximo do móvel ou eletrodoméstico que pretende afastar para efetuar a sua limpeza. Depois se movimente com o objeto sem dobrar a coluna! Use a força das pernas para gerar o movimento que você precisa. Lembre-se que empurrar necessita de menos força que puxar determinado móvel ou objeto.

Com estas poucas dicas já é possível fazer uma revolução no seu lar prevenindo dores indesejadas que limitam a forma como você pode aproveitar a vida! É uma mudança de cultura! Que tal começarmos hoje?

Leonardo Rodrigues

Fisioterapeuta do Trabalho e

Ergonomista

leonardo@ergosul.com.br

(Leonardo Rodrigues escreve quinzenalmente no Blog da Consultoria GestãoAdvBr sobre Saúde e Produtividade Empresarial)

Autor: Gustavo Rocha

Consultor nas áreas de gestão, tecnologia e marketing estratégicos. Acesse: www.gustavorocha.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.