No dia 20 de Setembro é feriado no Rio Grande do Sul, data em que é comemorada a revolução farroupilha, sendo em fato que nesta data em 1835 Bento Gonçalves marcha em direção a Porto Alegre e a capital é “tomada” pelos revolucionários, e o governo se mudado para Rio Grande provisoriamente. Uma guerra que durou 10 anos e acabou num acordo de paz.
O Hino Riograndense nos mostra dois grandes exemplos perfeitamente aplicáveis a estratégia e gestão de negócios profissionais.
O primeiro exemplo é:
- Mas não basta pra ser livre
- Ser forte, aguerrido e bravo
- Povo que não tem virtude
- Acaba por ser escravo
Quantas e quantas vezes somos em nosso negócio fortes, batalhadores, aguerridos em prol dos ideais das empresas, bravos em decisões e estratégias, mas, procuramos jeitinhos, soluções fáceis e mágicas.
Isto não existe!
Só existe um jetinho: Trabalhar. E trabalhar muito. Esta é a maneira de conquistar o seu espaço e sair vitorioso desta guerra que chamamos de mercado.
Para ter o seu negócio, você esteve nos fronts de batalha, dormiu pouco, buscou de todas as maneiras crescer. Foi justamente a sua persistência, seus valores, sua virtude que fez a diferença.
Não perca tudo isto em nome do dinheiro. Sucesso sem virtude é vazio.
Lembre-se desta parte do Hino Riograndense:
- Mostremos valor e constância
- Nesta ímpia e injusta guerra
- Sirvam nossas façanhas
- De modelo a toda terra
- De modelo a toda terra
Diz tudo não?
Temos que manter nossos valores de maneira constante, mesmo que o mercado seja injusto, pois são nossas façanhas, nossas ideias e ideais que servirão de modelo a toda terra.
Vale a pena ser consciente em prol da nossa verdade. Haja assim e serás muito mais que uma pessoa de valor. Serás um ser humano com razão, verdade e virtude preparado para a guerra do mercado.
Que sirva o Hino Riograndense como exemplo de virtude e estratégia no seu negócio.
Sucesso!
_______________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br
Todos direitos reservados.