Prolixo, Intelegível ou Claro?

Semana passada o Superior Tribunal de Justiça anulou uma sentença de pronúncia para o jurí porque a linguagem utilizada pelo juiz para proferir a sentença foi muito complexa para que os jurados pudessem compreender com exatidão o que estava sendo julgado. Leia a reportagem aqui.

Não vamos debater a questão dos advogados, juízes e Ministério Público utilizarem palavras em latim, termos pouco utilizados no dia a dia. A reflexão que devemos analisar é acerca do mercado.

Comunicar-se com o mercado alvo é o segredo para o sucesso.

Para comunicar-se com o mercado, qual é o segredo?

Simples: Dizer a mensagem e ser compreendida esta mensagem por quem recebeu.

Temos muitas possibilidades de comunicação e erros advindos destas tentativas, então vamos focar em três:

Ser prolixo;

Ser intelegível;

Ser claro;

Por óbvio ninguém quer ser prolixo e dificultar a sua comunicação. Todavia, as vezes somos prolixos por hábito. Lemos muito, estudamos muito (ressalto que ler e estudar é essencial para evolução) e nos comunicamos com este tipo e grau de verborragia. Alguns irão nos entender, mas se queremos atingir as massas, volume de pessoas, precisamos usar termos mais corriqueiros.

Daí, pensamos que basta ser intelegível, ou seja, ser a mensagem compreensível para que o sucesso seja garantido.

Ainda não!

Ser intelegível pode ser parte do processo de comunicar-se bem. Mas, não é o último estágio evolutivo. Podemos ser intelegíveis com graus de prolixidade. Vejamos este exemplo:

Hodiernamente, discorrer sobre a irracionalidade humana é tão vil e sorrateiro, que mais vale invocar uma epígrafe: Quanto mais conheço o homem, mais amo os animais.

Para alguns, compreensão total das palavras em destaque. Para outros, ficou complicado.

Isto é um exemplo de ser prolixo.

Sendo intelegível, podemos colocar assim:

Hoje em dia abordar a irracionalidade humana é tão difícil que uma figura de linguagem pode auxiliar: Quanto mais conheço o homem, mais amo os animais.

Sendo tudo isto o prolixo e o inteliegível, o que seria o claro, você pode se perguntar.

Simples: O claro é a maneira que você vai se comunicar com o seu público alvo.

Se o seu público alvo for de profissionais de direito, vale a pena usar o Doutor, colocar expressões comuns a justiça, etc. Se for de médicos, jargões de cirurgias e remédios são bem-vindos.

Efetivamente,

Para ser claro, basta analisar o público alvo e atingi-lo com uma comunicação objetiva, com clareza e complexidade que a situação exigir.

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