Quando pensamos em inteligência coletiva, estamos imaginando um conjunto de pessoas raciocinando sobre um determinado assunto, interagindo entre si para formar algo maior.
A interatividade pode ser física, virtual.
As redes sociais estão aí, abrindo espaço entre todas as idades.
Você pode se perguntar: Eu com isto? Isto não tem nada a ver com trabalho, gestão ou tecnologia.
Errado…
O caminho do futuro da advocacia e de outras profissões passa por estes três elementos: Inteligência Coletiva, interatividade e redes sociais.
Se os advogados cada vez mais não se unirem para formarem inteligências coletivas em relação a temas de seu interesse, como o processo eletronico, processo civil, penal, etc, não teremos como evoluir mais e mais. Poderemos nos transformar apenas em executores daquilo que outros pensaram e decidiram. Um bom exemplo foi a discussão do Marco Civil da Internet, onde várias pessoas puderam colaborar com outras para uma lei mais próxima da realidade.
A interatividade não é modismo nem tendência. É realidade. Se o profissional não interagir com o cliente, conhecer seu meio, verificar como pode ser útil a ele, outro assim o fará. Atender bem, ter conhecimento, estar arrumado e apresentável são obrigações. O cliente quer resultado. Resultado jurídico não conseguimos prever, contudo, podemos fazer mais pelo nosso cliente, conhecer sua realidade, pesquisar, participar do seu crescimento e não apenas cuidar do seu passivo jurídico.
As redes sociais são uma excelente forma de contato com os clientes, colegas e parceiros de negócios. São gratuitas, simples, diretas e pela internet. O cuidado que devemos ter é sempre ter foco nas postagens e principalmente atualizar constantemente.
A advocacia está mudando… E você?
Não compartilha informações de mercado com seu cliente? Sequer sabe como o seu cliente exporta mercadorias?
Cuidado… Não é somente a advocacia que está mudando. O mercado também e por isto precisamos estar atentos.
Advogados, uni-vos! Esta deve ser a nossa luta.
Planeje, aja, busque seus objetivos. Seja a diferença no mercado atual.
Sucesso!
2 comentários sobre “Inteligência Coletiva + Interatividade + Redes Sociais”