Uma pesquisa recente demonstrou que apenas cerca de 17% das empresas estão nas redes sociais em São Paulo. Leia a pesquisa aqui.
Destas, 51% monitoram o que é dito nas redes a seu respeito. Agora, a grande maiora, 68% admite não responder sobre o que é dito na internet.
Em bom português, o que esta pesquisa revela?
Que estamos ainda engatinhando em termos de mídia sociais.
Que estamos despreparados para acompanhar as tendências de mercado.
Que as empresas não estão se preocupando com o seu objetivo de existência: o cliente.
É sabido que o mercado tem se voltado as mídias eletrônicas de uma maneira sem volta. Estamos cada vez mais interligados pelas redes sociais, nossos contatos e parceiros, sejam presenciais, sejam virtuais.
Toda a tecnologia de mídias sociais faz o que antes fazíamos em menor escala: Nutre, controla e desenvolve relacionamentos.
Se não for com este objetivo não tem o menor nexo de utilizarmos as redes sociais.
O mercado está em plena expansão e mudança de visão.
Ainda precisamos de cartões de visita, mas também precisamos de um site, de um blog, um twitter e por aí vai.
O cartão de visita será guardado para o contato futuro, já o blog, twitter e site serão referências diárias, semanais, mensais da nossa forma de pensar, de se posicionar no mercado, bem como de externarmos nosso conhecimento.
Não interagir nas redes sociais é o mesmo que um cliente dizer o que pensa do seu negócio e você fingir que não ouviu. Ou seja, é fugir da realidade dita no mercado.
Aquelas empresas que tem interagido com seus clientes tem obtidos sucessos dia após dia. Veja o exemplo da Dell aqui.
O mercado recompensa as empresas que vêem o cliente e seus anseios. Lembre-se disto.
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