Três Ideias

Crie diferenciais.

Gere conhecimento.

Invista em relacionamentos.

Três ideias simples, contudo se traduzem no abc dos negócios. Vamos pensar nestas três atitudes:

Crie diferenciais.

Parece complexo não? Mas, muitos diferenciais são simples. Além do tradicional sorriso, educação e bom atendimento, pense em ser muito calmo ao atender o cliente, deixe ele a vontade para expor o seu problema, não acelere o atendimento. Outra situação importante: Não tente adivinhar o que o cliente vai dizer. Deixe ele dizer.

Tenha um baleiro na frente da sua mesa. Anote o aniversário do cliente, esposa e filhos. Mande um e-mail nas datas importantes. Vez em quando, mande um email apenas para dizer o quanto ele é importante.

Lembre-se:

Informar o andamento do processo é obrigação;

Estabelecer laços é cativar o cliente;

Surpreendê-lo é o diferencial;

Não crie falsas expectativas com o cliente. Diga a verdade. Criar diferenciais é diferente de inventar firulas ou modismos. Pense nisto.

Gere conhecimento.

Cada vez mais sabemos que para termos mais clientes precisamos nos relacionar. Mas, como dizer ao cliente que somos bons em algo?

Simples: gerando conhecimento.

Crie um blog e escreva periodicamente sobre os assuntos que atua. Post no twitter suas ideias e pensamentos sobre a realidade do dia a dia. Divida no orkut e facebook seus escritos e ideias.

Além da forma eletrônica, pense na forma tradicional: Ao invés de um anúncio de jornal, que tal uma coluna informativa? Visite a associação de bairro e publique no jornalzinho informações pertinentes. Enfim, o mercado está ávido por conhecimento. Pelo seu conhecimento.

Invista em relacionamentos.

A palavra investir não é a toa. Não basta se relacionar. Nos relacionamos sempre. Desde uma conversa no boteco até com nossa família.

Agora, investimos muito pouco.

Não precisa dar um cartão de visitas para qualquer um que ver na rua. Mas, conversaste com alguém interessante, troque cartões de visita, envie um email, enfim, demonstre que você existe.

Leu uma notícia que pode interessar a alguém? Compartilhe. Não tenha medo. Envie a notícia com um comentário seu. Qual o problema disto? No máximo o outro que recebeu vai deletar o email, nada mais.

Não podemos promover spam, ficar literalmente “intupindo” de emails as pessoas. Contudo, ao sermos relevantes em nossos posicionamentos estamos sendo diferenciais, demonstrando nosso conhecimento e nos relacionando.

Vez em quando envie emails a parceiros, amigos, colegas de profissão. Todos são importantes, afinal todos possuem suas redes de contatos.

Faça uma análise simples:

Você -> email para amigo sobre assunto X -> amigo envia para outro amigo que interessa o assunto -> outro amigo envia para um conhecido o mesmo email.

Em apenas um email você chegou a duas pessoas que não te conhecem, não sabem o que você faz, mas sabem que você entende ou se interessa pelo assunto X.

Enfim,

Aplique as três ideias em sintonia e verás um crescimento planejado, constante e duradouro, posto que demonstrar conhecimento para sua rede de contatos e de seus conhecidos de maneira relevante é um diferencial muito desejado nos dias de hoje.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.