Uma pesquisa recente demonstrou que o Brasil é o segundo utilizador no mundo do Twitter, só perdendo para os Estados Unidos. Leia a pesquisa aqui.
Isto significa que muitos e muitos usuários de internet possuem o twitter e utilizam-o através dos diversos aplicativos disponíveis, seja no computador, seja no celular.
Sendo mais claro, o cliente do teu negócio pode estar utilizando neste momento o twitter, para conversar com outras pessoas, pesquisar marcas e fazer negócios.
Sim, fazer negócios.
A fabricante de computadores Dell é um exemplo clássico. Leia aqui.
Contudo, a forma de fazermos negócios no twitter é completamente diferente dos negócios tradicionais.
Nos negócios tradicionais, vendemos. No twitter, informamos.
Nos negócios tradicionais um vende outro presta assistência. No twitter o mesmo faz ambos os serviços e está exposto a opinião pública de maneira imediata.
Nos negócios tradicionais uma venda repercute entre vendedor, comprador e talvez uma indicação. No twitter, um bom acordo pode ser notícia no mundo todo.
Ou seja, no twitter e nas redes sociais, a regra é ser informativo, prestar respostas rápidas e precisas e estar atento ao que o mercado está solicitando.
Não é difícil ou impossível, mas muda a forma de ver o cliente.
Antes, buscar o cliente era um negócio, um marketing, uma abordagem.
Agora, buscar o cliente é interagir com ele, ouvir e resolver suas críticas e crescer com ele.
Não aguarde o mercado esvair entre seus dedos. Mude sua forma de pensar e agir para as tendências do mercado e cresça com ele!