Na semana passada uma notícia circulou no universo jurídico como no mínimo uma curiosidade: Uma advogada de Londres dava cupons de desconto pela proximidade do Natal para quem quisesse fazer um divórcio. Leia a reportagem aqui.
Permitam-me fazer uma reflexão deste episódio em conjunto com a proximidade do Natal.
Quando pensamos em estratégias de marketing, pensamos em relacionamentos, que nos levam a pensar em pessoas, em união, em divórcios e, sobretudo, em nós mesmos.
Já pensaram em como os homens tem se isolado nos últimos tempos?
Em como os homens valorizam o ter e não o ser?
Em como estamos sendo classificados pelas nossas posses e não pela nossa essência?
Sei que alguns dirão que isto é demagógico. Mas, procurem pensar com sinceridade: Ficamos mais amáveis nesta época mágica que é o Natal, sem nem nos darmos conta disto. É época de presentes, sorrisos, papai noéis espalhados e crianças felizes a cantar seus sonhos infantis…
E conosco?
Isto, aquela reflexão interior, introspecção. Aquela visita ao mais profundo ser de você mesmo.
Normalmente fugimos disto.
Queremos que o outro amadureça, queremos que o outro seja compreensivo, mas nós mesmos não somos, porque não nos conhecemos.
Agimos sem pensar e pedimos desculpas. Por não nos conhecemos.
Não sabemos nossos limites e verdades, por não nos conhecemos.
E o que tudo isto tem a ver com escopo deste Blog de Gestão, Tecnologia e Qualidade?
Sem análise interior, reflexão, enfim, conhecimento de nós mesmos, não seremos capazes de desenvolver nossa vontade, amadurecer profissionalmente e pessoalmente e, assim sendo, não seremos capazes de evoluirmos no mais básico da gestão, que é a análise e reconhecimento da necessidade de mudança.
Sem analisarmos o que está acontecendo e, consequentemente, assumirmos aquilo de errado, não temos a consciência que devemos e podemos mudar.
Em resumo: Sem desenvolvimento interior, não temos como crescer.
Aproveite este dia para refletir sobre si mesmo. A verdade não está nos outros, está em nós mesmos.