Se você pensar em algo para marketing, pode pensar em inúmeras questões, tais como os famosos 4 P’s do Marketing: Preço, Produto, Promoção e Praça, podes pensar em redes de relacionamento, enfim, muitas ideias podem vagar na mente.
Ocorre que nada pode ser mais forte para um escritório de advocacia ou advogado do que o seu próprio nome.
Sim, isto mesmo, seu próprio nome.
A advocacia se constrói pela confiança, pelo conhecimento, pela força do nome do advogado ou escritório.
Porque alguns nomes soam para nós como marcas famosas? Algum dia elas foram pequenas. Algum dia elas erraram. Algum dia elas também falharam.
Então, porque algumas crescem e outras não?
Muitas questões influenciam nisto, contudo alguns fatores são preponderantes para o sucesso:
Se errar, assuma o erro e busque o resultado. Não se constrói uma marca baseado em erros;
Seja sempre sincero em relação as causas. Mais vale um cliente sem uma ação, do que uma ação infundada;
Persista. Não desista nas primeiras dificuldades. Sempre haverão pedras, mas a beleza do caminho ainda existe.
Veja nas possibilidades de conversas e contatos novos negócios para o seu cliente, mesmo que não tenham rentabilidade direta para você. Ofertar uma solução ao teu cliente pode ser muito mais produtivo do que uma ação propriamente dita.
Tire um tempo para o seu cliente, converse com ele pessoalmente, agende compromissos comuns com os interesses dele. Demonstre que você conhece o negócio dele.
Contudo, para que todas as atitudes acima resultem positivamente, o profissional deve ser e agir como.
Como assim?
O advogado é um excelente profissional, conhece bem a área que atua e tudo bem. O cliente entra no escritório encontra o advogado de bermuda, pés em cima da mesa espalitando os dentes. Dá pra imaginar?
Neste exemplo esdrúxulo quero ressaltar que não basta ser, tem que aparentar ser. O profissional deve estar vestido condizente, deve falar adequadamente (sem gírias, palavras de baixo calão), deve ser gentil e compreender as ansiedades do cliente.
E tudo isto que afirmo nada mais é em resumo: Faça primeiro a sua marca, o seu nome. Com o tempo, o mesmo será referência para bancas ou para a sua própria banca jurídica.
Um nome somente tem nexo causal se forjado, lapidado pelo profissional que labuta e desenvolve esta marca. Senão, continua sendo apenas um nome.
Faça do seu nome um caminho para o sucesso. Use suas atitudes para isto!
Sucesso!!!