Um interessante artigo do Ivan Cavalero de La Peña no seu Blog PráticaLegal traz a ideia de que devemos nvestir em Marketing Jurídico quando o escritório está bem, pois se traduz em maior rentabilidade ao investimento, sendo mais simples divulgar projetos bem sucedidos.
Compreendo o que o autor quer, mas não concordo na integralidade.
Investir em Marketing Jurídico é uma ideia que não pode ser relegada por problemas financeiros por exemplo, unicamente.
Se o escritório tem condições de investir, ótimo. Se não tem condições de investir, deve procurar meios gratuitos ou quase gratuitos, baseados sempre no networking e fortalecimento da rede de contatos.
Uma importante ferramenta gratuita é a rede social eletrônica.
Cadastre-se nas redes sociais como twitter, facebook, plaxo, etc. Interaja com as pessoas, comente os assuntos ali debatidos, divida seu conhecimento com o mundo.
Faça-se as cinco perguntas:
Como?
Quem?
Quando?
Onde?
Porque?
Ou seja,
Como? Vou investir, que parte do orçamento vou aplicar, posso usar recursos gratuitos ou não, etc.
Quem? Vai se envolver neste projeto, farei sozinho, com um colega, etc.
Quando? Aqui é o pensamento do Ivan, somente quando estiveres bem. Contudo, restrinjo para não invista se não tens capacidade técnica ou operacional. Se o único impedimento for o financeiro, invista nas redes gratuitas, participe de eventos, ajude ONG’s, enfim, busque interatividade.
Onde? Nas redes sociais virtuais, em palestras, encontros de classe (não da OAB, mas sim dos sindicatos, engenheiros, arquitetos, encanadores, enfim, alguém que possa ser seu cliente), sempre com cartões de visita de sobra.
Porque? Para que possas continuar o teu sonho de ser advogado, com crescimento profissional, pessoal e espiritual, que tal?
São perguntas simples, respostas também, contudo a lição que podemos perceber é que a vida é simples e nós é que gostamos de complicá-la.
Quer investir e pode, ótimo.
Quer investir e não pode, invista no que é gratuito.
Não quer investir, paciência, repense seu negócio.
Contudo, deixar o Marketing Jurídico apenas para quando puderes investir sem aproveitar teu conhecimento, inovação e vontade é deixar o sonho em razão de estar acordado…
Sonhe!
Invista!
Sucesso!