Novas perspectivas de mercado

O mercado é sempre uma incógnita. Não há previsão certeira, apenas tendências. Nas palavras de Peter Drucker “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo!”

Já postei algumas ideias de mercado neste post há algum tempo e hoje repiso este terreno de ideias para debater mais algumas.

Por mais incrível que possa parecer, a grande maioria dos profissionais jurídicos tem duas visões que literalmente os impedem de crescer:

1. Seguem o mesmo caminho dos demais;

2. Quando encontram um nicho razoável, ficam estagnados;

Seguir o mesmo caminho dos colegas somente o levará aonde eles já estão. Cada escritório precisa encontrar seu próprio caminho, sua própria identidade.

Isto mesmo, cada um! Não podemos tratar os escritórios apenas por classes (pequeno, médio e grande) e querer que as soluções sejam adequadas pelo número de funcionários, rentabilidade, etc. A solução do escritório está nele mesmo.

Então, o primeiro passo é identificar caminhos, mercados, nichos não explorados ou pouco explorados.

Alguns irão dizer: Isto não existe, todos estamos brigando pela mesma fatia do mercado. Ledo engano.

A cada dia temos mais e mais ideias surgindo de novas possibilidades de atuação da advocacia.

Em primeiro lugar esqueça que você é advogado. Pense em você como um empreendedor com conhecimento jurídico.  Alguém que irá buscar ideias em coisas simples e depois adaptá-las ao mercado jurídico.

Por exemplo, você assiste uma palestra muito interessante sobre biodiversidade e vê que a biologia está cada vez mais intimamente ligada ao dia a dia das pessoas, seja nas variações climáticas, seja no estudo das células tronco. Qual o seu conhecimento sobre este assunto?

Conhecer este assunto pode abrir um mercado interessante e rentável – posto que pouco explorado juridicamente.

Neste exemplo – e em qualquer outro que se pense – qual a grande diferença? Conhecimento.

Não é apenas pelo seu conhecimento jurídico que você é reconhecido. É igualmente pelo seu conhecimento de outras matérias, assuntos e abordagens.

Um advogado calmo, paciente, com bom papo, mediador, tem grandes chances de sucesso em direito de família, direito empresarial (negociação), até mesmo direito comercial. É pelo conhecimento jurídico? Não apenas por ele. Mas, pelo conjunto da obra, ou seja, por todo seu conhecimento.

Busque elementos de conhecimento em si, em primeiro lugar. Analise friamente, sem sentimentos do tipo eu sou o bom, sou o melhor que existe.

Depois identifique ideias como biodiversidade, direito ambiental preventivo, consultoria em direito ambiental, consultoria em tributário para pessoas físicas, blindagem patrimonial, entre outros.

O mercado está aí, aguardando suas ideias!

E o segundo ponto?

Bem, conseguiu sucesso, fama e clientes? Não se acomode!

O mundo tem duas características: é redondo e fica sempre girando, não pára nunca.

Então, pense sempre que o mundo dá muitas voltas e sempre está dando novas oportunidades, bem como por ser redondo pode ser escorregadio, contudo, também serve de estímulo, pois se fosse chato, estaríamos sempre estagnados em chegar ao seu final.

Lute com força. Aprenda com seus erros. Viva cada minuto, não importa o lugar. Seja gentil. Seja amável com teus colegas, amigos e parentes. Deixe a paciência sempre presente na tua vida.

São ideias. Transforme-as em ideais!

Uma ótima sexta-feira e excelente final de semana!!!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.