Um interessante artigo escrito por Ivan Cavero de La Peña chama a atenção para este título: “Marketing é um evento?” O artigo pode ser lido na íntegra aqui.
A resposta é sim e não.
Sim, quando posso afirmar que Marketing Jurídico está relacionado a eventos, a relacionamento.
Não, quando busco a definição de que Marketing Jurídico é apenas o resultado de eventos.
Não são apenas eventos isolados ou dissociados que fazem do Marketing Jurídico um resultado.
Os eventos são partes, mas não o todo.
O Marketing Jurídico está intimamente ligado a estratégia. Está intimamente ligado ao planejamento. Está intimamente ligado a postura.
É através da estratégia que vamos abordar um planejamento para agirmos no plano real com ações concretas de marketing jurídico. Ações estas que podem perfeitamente ser um evento.
Contudo, não será um evento isolado.
De que adianta um evento se não temos a ideia de marca jurídica?
De que adianta um evento se não apresentamos nosso escritório como uma solução com produtos jurídicos adequados?
De que adianta um evento se não nos relacionamentos através das ferramentas sociais?
Marketing Jurídico é a soma de inúmeros fatores, dentro dos quais, destaco:
* Relacionamento
* Posicionamento de marca
* Visão de negócio
* Planejamento
* Aposta em resultados concretos e não isolados
* E muitos outros…
Por lógico, o relacionamento é a base de tudo.
Aproveite para conversar com um amigo, colega, parceiro (sim, o colega advogado não é um concorrente, pode e deve ser um parceiro) sobre ideias de futuro do teu escritório e se souberes, busque auxiliar o próximo com ideias para o negócio dele.
Somente através dos relacionamentos e demais fatores é que podemos atribuir a ideia de Marketing Jurídico.
Eventos são fatores. Relacionamentos são fatores. Estratégias são fatores.
Marketing Jurídico o resultado desta soma!