Como lavar os pratos

“Se, enquanto lavamos os pratos, estamos pensando somente na xícara de chá que nos aguarda ou em qualquer coisa que pertença ao futuro, ou nos apressamos a ficar livres dos pratos como se fossem um incômodo, não estamos então “lavando os pratos para os lavar” e, acima disso, não estamos vivos durante o tempo que levamos para fazê-lo. De fato, somos completamente incapazes de apreciar o milagre da vida enquanto permanecemos diante da pilha de pratos. Se não podemos lavar os pratos, é bastante provável que tampouco possamos desfrutar de nossa xícara de chá: enquanto a bebemos, estaremos pensando em outras coisas, despertos apenas ao fato de ter uma xícara de chá entre as mãos. Dessa maneira, estaremos absortos no futuro, e o que isso significa é que seremos incapazes de viver um só momento de nossa vida” (p.38 do livro Cómo lograr el milagro de vivir despierto) (escrito por Nhat Hanh, traduzido por Christian Benvenutti no Blog http://atonalazul.wordpress.com/)

Trago este belo texto nesta sexta-feira para refletirmos sobre algo fundamental na advocacia: foco.

Assim como o texto determina, se estiveres lavando pratos e pensando no final de semana, não fará bem nem um nem o outro.

Na advocacia é o mesmo. Estamos olhando para nossos funcionários e pensando no cliente. Conversamos com o cliente e pensamos nos honorários. Pensamos no financeiro e executamos um projeto.

Cada momento é único e deve ser assim.

Devemos focar o negócio.

Temos que ter tempo para pensarmos no cliente, nas estratégias do cliente, na abordagem do cliente. Apenas no cliente.

Temos que ter tempo para pensarmos nos funcionários, plano de carreira, fluxos internos. Apenas nos funcionários.

Temos que ter tempo para pensarmos no planejamento, novas áreas de atuação, alianças estratégicas. Apenas planejamento.

Se focarmos nossos objetivos no momento atual, com vistas a resolver e não apenas divagar, vamos viver o nosso dia com mais clareza, mais vida.

Como você vive o seu negócio?

Tipo a música do Renato Russo “sempre faço mil coisas ao mesmo tempo”(letra O mundo anda tão complicado) ou com foco no que está fazendo “lavando os pratos”…

Reflita sobre suas atitudes.

Aplique as mudanças.

Comece a lavar os pratos e pensar nos pratos.

Um ótimo final de semana!!!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.