Recentemente o TRF4 (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) apresentou um projeto de sistema processo eletronico virtual que a partir de Janeiro de 2010 será implantado em todos os estados. Leia notícia aqui.
Destaque-se que a partir de Outubro já teremos o início dos testes, com a distrtibuição dos processos de forma totalmente eletronica, sendo posteriormente repassado a todo processo judicial.
Outra característica interessante: Todo projeto é desenvolvido em software livre. Ou seja, nada de custos anuais com licenças, manutenção, etc. O nosso dinheiro está sendo bem aplicado.
Esta notícia nos remete a duas reflexões interessantes:
Primeira: Meu escritório está preparado para o processo eletrônico?
Segundo: Meu escritório trabalha com software livre ou licenciado?
O processo eletrônico é muito mais do que apenas uma certificação digital que se compra por volta de R$ 500,00 (quinhentos reais). O processo eletrônico impõe ao escritório uma mudança de cultura, de paradigma. O escritório tem que pensar em digitalizar com tamanho reduzido sem perder a qualidade, tem que arquivar eletronicamente sentenças, petições, recursos e depois facilmente encontrá-los, tem que, enfim, ter o mundo virtual como sua realidade.
Não é impossível, contudo é um caminho que leva tempo e um certo investimento.
Nunca pensou nisto?
Esta realidade está cada vez mais próxima…
A mesma verdade é válida em relação ao software. Você tem windows, office (word, excel, etc) no seu escritório como licença paga ou pirata?
Ter um software pirata é hoje em dia uma questão de escolha e não de não poder pagar. Os softwares livre tem um dinamismo e praticidade tão bons quanto aos pagos.
Nunca testou o software livre? Preconceito?
Teste. Verás que universo do software livre pode fazer muito pelo seu escritório sem nenhum tipo de investimento.
Então divida conosco: Você está preparado para o processo virtual e software livre?