Recentemente escrevi algumas dicas de Marketing Jurídico aplicáveis há alguns ramos do direito. Confira aqui. O colega Diogo Fazolo sugeriu algumas dicas no âmbito penal e aqui estou eu a escrevê-las.
Primeiramente vamos destacar que o direito penal é muito mais do que o Código Penal e seus crimes ali tipificados. O direito penal é o direito do Estado de punir as condutas desviantes, podendo suprimir do indivíduo seu bem maior que é a liberdade.
Atualmente, temos que o direito penal está voltado com inúmeras vertentes de trabalho. Temos o penal clássico, que defende homicídios, entorpecentes, etc. Temos também o penal ambiental, os ditos crimes do colarinho branco, o penal empresarial, além dos crimes de menor potencial ofensivo, o JEC.
Um marketing muito eficiente no direito penal é o resultado. Pois qualquer ação, seja um habeas a um pedido simples de liberdade que gere a liberdade, pronto, o advogado já é o melhor advogado do mundo. Independe da tese, maneira ou abordagem, o resultado é que importa. Cito um exemplo prático:
Certa feita uma colega estava no presídio em conversa com um cliente quando outro preso perguntou quanto ela cobrava para assumir o caso dele. Ela simplesmente analisou e viu que bastava pedir uma liberdade, pois ele já havia cumprido o tempo necessário. Em uma semana este (que não era cliente ainda) já estava solto.
Sabem o que aconteceu?
Em menos de 15 dias esta colega já tinha mais de 30 outros clientes! Por que? Simples: Ela deu resultado.
Quando falamos em liberdade, não estamos na busca de uma reparação de dano moral, nem diante de um ilícito cometido que deve ser ressarcido. Estamos diante do bem maior do ser humano: Seu direito inalienável de ser livre.
Mas, como então funciona o marketing jurídico neste caso?
Entendo que neste caso, por ser o cliente pessoa física (mesmo quando for crime empresarial, pois o crime é cometido pela pessoa física), o marketing deve ser aplicado para a pessoa física.
Vale dizer que ideias como palestras, informativos, conversas com redes de contatos são fundamentais. Todos precisam saber que o XXXX é advogado e que valoriza a vida! Valoriza a liberdade! Valoriza o ser humano!
Afinal, queremos ouvir que o XXXX é um advogado criminalista ou que o XXXX é um advogado defensor da liberdade? Defensor da vida? Defensor do ser humano?
Estamos na era da informação!
Dê informação! Se a pessoa depois será um cliente ou não é consequencia. A informação é que é a chave, a solução para o caso.
Nosso colega Diogo Fazolo – que solicitou o assunto – tem um blog e lá defende suas opiniões. Conheça aqui.
E você?
Como faz para que o seu público alvo lhe encontre?
E neste canal que usa, você é mais um criminalista ou é um advogado que defende a liberdade, o direito, a vida?
Pense e repense sua profissão. É nela que estão as respostas…