Existem inúmeras formas de agregar valor a um negócio.
Você já pensou em como sua equipe e terceirizados podem fazê-lo?
Em relação a equipe, vamos analisar alguns setores:
Financeiro
O financeiro de um escritório de advocacia deve ser mais do que agregador de valor, deve ser estratégico!
Lançar dados no sistema, dizer se o escritório está no vermelho ou não, fazer cobranças de clientes inadimplentes são tarefas básicas. O financeiro deve ser o ponto de apoio dos gestores do escritório para o investimento, para novas oportunidades, para releitura de mercado e assim por diante. Quer dizer, o financeiro deve analisar os números para dizer ao escritório que a região x é mais inadimplente que a Y, que devemos investir na região G pois esta está com um cenário de mercado mais interessante, conforme notícias especializadas de economia, etc.
Ser financeiro num escritório jurídico não pode se resumir apenas a controle. Deve ser estratégico, repito!
Jurídico
Novamente temos um setor que deve ser estratégico ao escritório.
Peticionar, analisar recursos, gerenciar processos, prazos, etc, são tarefas cotidianas, rotineiras.
Agora, para o jurídico agregar valor ao escritório de advocacia ele deves estar antenado nas tendências de mercado, vislumbrar possibilidades de negócio, enfim, vislumbrar que o direito é muito mais do que processos. Leia sobre novos mercados aqui.
Um profissional do direito deve compreender que sua alçada é muito maior do que ver uma saída jurídica para um cliente. Compreende analisar o mercado como um todo, cenários que envolvem desde resultados e possibilidades, combinados com viabilidade técnica, financeira e administrativa negocial.
Sem um gerenciamento destas áreas, o jurídico se torna comum, não agregando valor.
Atendimento
O setor de atendimento é mais que um simpĺes setor, é o cartão de visitas do escritório!
Este setor pode ser o sucesso e a ruína do escritório. Além de seus profissionais terem que ser os mais preparados em todos os sentidos – conhecimento jurídico, visão de mercado, etc – um forte e indispensável aliado é a inteligência emocional.
Ser polido, gentil, sorridente, todos atendentes são. Agora, saber como reagir a situações difíceis, este é um diferencial.
A inteligência emocional conquista o cliente pela sua racionalidade sem perder o carinho e compreensão que a situação exige.
Agregue valor a sua equipe de atendimento: crie indicadores para que os clientes possam elogiar, criticar, etc. Audite a equipe dando-lhe recompensa por sucesso.
Atendimento de valor é a receita pura de um escritório auspicioso!
Terceirizados
Muitos escritórios tem verdadeiro pavor desta palavra.
Se o terceiro (leia-se empresas contratadas para fins específicos) agregar valor, melhor para o escritório.
Cito dois exemplos práticos: impressora e consultoria.
Imprimir, digitalizar, fax, etc. Muitos possuem impressoras antigas com um valor de folha altíssimo e não se dão conta que ter uma empresa que terceirize esta parte pode ser muito lucrativo, tanto no aspecto de tecnologia sempre atualizada, como de valor a ser pago.
O tempo de imprimir pode ser pouco para alguns, mas analise sob o contexto de quantidade. Aguardar 10 minutos uma impressão não é inteligente. Ah, mas a impressora não leva tudo isto para imprimir. Sim, não leva para imprimir um documento. Agora, se 10 funcionários mandam imprimir na mesma impressora, até a sua impressão sair, pode levar 10 minutos.
A digitalização a ideia é a mesma. O tempo que leva, se a empresa terceirizada cobra por digitalização (algumas não cobram), bem como a maneira que este arquivo será digitalizado (tamanho, armazenamento, etc), todos são diferenciais para agregar valor.
No caso da consultoria, penso que é mais grave ainda. Como podemos conceber uma consultoria que não agregue valor ao escritório?
Você contrata consultor sem projeto? Por tempo indeterminado? Resultados só com muito esforço?
Consultor não é funcionário!!!
Consultor tem que ter um planejamento de entrada e saída, com objetivos claros, concisos e diretos. E deve sempre pensar no crescimento do escritório.
Em meus clientes, por exemplo, atuo desde a gestão de equipe, interligação com a tecnologia existente no escritório, mas igualmente auxilio na redução de custos com telefone, negocio com fornecedores serviços, enfim, penso que consultoria é estar no mercado e pegar o que há de melhor, atual e eficiente para o cliente, visando resultados e crescimento.
Sempre afirmo que neste Blog você poderá ler sobre gestão, tecnologia e qualidade, tudo que faço está escrito aqui. Se tudo que faço está aqui, porque escrevo? Simples, se você leu e consegue aplicar no seu escritório para o crescimento, ótimo, muito sucesso! Se não consegue, clique aqui.
Não se iluda com terceiros. Ponha na ponta do lapis e veja se a intervenção deles está sendo útil, benéfica para seu negócio. Caso contrário, troque, procure outras alternativas. Não se prenda a pessoas que não apresentam projetos com prazos, pois consultor não é funcionario.
Enfim,
Estas foram algumas dicas para equipe e terceiros agregarem valor ao seu negócio. Coloque em prática para que elas deixem de ser palavras e possam ser ações!
Muito sucesso!