O futuro do Twitter: Um CRM?

Um interessante artigo escrito por Jeremiah Ownyang traz esta idéia em que o Twitter está se transformando num CRM.

Leia o artigo em inglês aqui. Uma versão traduzida aqui.

A pergunta que não quer calar: Como o Twitter irá ser financeiramente rentável?

A cada dia milhares de pessoas aderem ao serviço, que é gratuito e não possui nenhum tipo de propaganda. Então, no que o twitter se torna valioso?

Simples,  o Twitter agrega informação.

Quer dizer, quem se cadastra informa dados, o que faz ou deixa de fazer, expôe livremente seus pensamentos e principalmente suas idéias e marcas de consumo. Leia aqui sobre análise de mercado.

O Twitter agrega ao mesmo tempo relacionamento entre as pessoas por afinidade (posso seguir quem eu quero e deixa-lo de seguir também) e informações diretas e precisas sobre o que as pessoas estão fazendo (seja um almoço, seja profissionalmente).

O que falta para ser um cliente de relacionamento? (CRM)

Que o Twitter consiga agregar estas informações num grande banco de dados único, que possa ser explorado comercialmente.

Concordo com o autor do artigo que isto pode ser uma tendência, mas igualmente deve ser explorado com cautela, senão desistimulará a utilização do serviço.

Quem gosta de spam? Quem gosta de expor a sua vida inconsequentemente?

Agora, ofertando links com o interesse do usuário, ou seja, aproveitando a afinidade para aproximação da marca com o cliente, pode ser um nicho de abordagem muito interessante do Twitter.

Reflita sobre isto.

Como você pode abordar prospects via twitter?

Dica: post sempre notícias interessantes, links para artigos bons e úteis dentro da área que se propõe. Se vais falar de direito de familia, post sobre direito, psicologia, relacões humanas, etc. Crie o universo de conhecimento ao redor da sua marca.

Depois de tudo isto ficou curiso de como acessar o Twitter? Leia aqui.

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