Atualmente o assunto mais comentado em rádios, jornais e revistas é a crise financeira mundial. Alguns escritórios de advocacia já estão reduzindo pessoas, repensando investimentos e quiçá pensando em diminuir de tamanho, de modo a estarem melhor adaptados e protegidos do caos financeiro que invadiu o mercado financeiro, gerando grande instabilidade, receio de consumo, advindos do fato de não se ter a noção exata da duração e nem o alcance da crise.
A idéia de crise como incentivo à criação surge da necessidade de planejar, elaborar, criar idéias e estratégias, conceitos e mudarmos nosso ponto de vista, para nos tornarmos mais criativos e pró-ativos. São momentos de reflexão e planejamento que devem ser postos em prática para que seja possível ampliar o alcance e lucros com a crise, fazendo do limão, uma limonada.
Um escritório que têm com clientes pessoas físicas, atuante na área do direito pessoal- cível, família, quiçá trabalhista, a crise pode ser um excelente trampolim de mercado.
Pode-se questionar como a crise pode oportunizar algo, mas a resposta é igualmente simples: com criatividade e mudanças de pensamento torna-se possível incrementar soluções inteligentes, viáveis e de baixo custo, com resultados a curto e médio prazo.
Este tempo de crise, as pessoas tornam-se mais receosas por não terem a exata dimensão de como poderão ser afetadas, é nesse cenário que cada vez mais tem se buscado formas de conquistar maior retorno financeiro para sobrevivência. Diante desta nova realidade do mercado mundial, os escritórios são potenciais ferramentas para adquirir os direitos dantes não buscados.
Escritórios de advocacia hoje são empresas que fornecem a seus clientes serviços no âmbito judicial e, desta forma, possuem uma gama de produtos jurídicos que vão desde teses que geram ações preventivas como administrativas e/ou judiciais.
Assim, um trabalho interessante que deve ser realizado com atuais e com antigos clientes do escritório, principalmente porque os já clientes conhecem o escritório e possuem confiança no trabalho prestado, sendo a abordagem do escritório ao cliente mais simplificada e direta.
O objetivo é ofertar ao cliente uma solução completa, comumente chamada de Full Office.
Full Office é o conceito de escritório que atua em diversas áreas ao mesmo tempo. Para isso, não se faz necessário grandes investimentos, nem que esses ocorram em todas as áreas.
As alianças estratégicas jurídicas são um exemplo de solução inteligente para resolver a questão.
Realizando um contrato de aliança, um escritório que atue na área trabalhista/reclamante, por exemplo, que se alia a outro escritório que atue na área previdenciária, atenderá o seu cliente de maneira completa e deixando-o satisfeito nas suas mais diversas necessidades.
O conceito Full Office se traduz em mais do que simples oferta de serviços de maneira completa: viabiliza num atendimento maior e mais efetivo ao cliente do escritório, fidelizando-o cliente. Trata-se de uma solução simples que pode incrementar a rentabilidade e a carteira de clientes do seu negócio.
Em escritórios que atuam para pessoas jurídicas a idéia é a mesma. Um exemplo é o escritório que atua na área tributária e oferece levantamento tributário ao cliente. O serviço é efetuado há anos da mesma forma, mas nunca fora planejado que tomaria menos tempo se estivesse associado a empresas que analisam os dados e compilam em softwares de gestão. Ou ainda, aproveitando a mesma idéia da pessoa física em relação ao Full Office: Se atua numa área apenas para o seu cliente e não são viáveis novos investimentos, a associação e criação de parcerias em áreas afins e complementares do atual negócio, como é o caso do trabalhista – previdenciário, tributário – trabalhista, societário – família (muitas empresas são familiares) e assim por diante, podem trazer resultados rentáveis.
O importante é não perder o foco: o cliente. Ao pensarmos no cliente estaremos direcionando a nossa energia no caminho certo. Em tempos de crise, crie, posto que crise rima com crie.
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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
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