Compartilho com vocês este artigo do Fisioterapeuta Leonardo Rodrigues sobre um problema que atinge inúmeros escritórios jurídicos e pode ser resolvido com pequenos investimentos em ergonomia e saúde.
“Desde que o homem adotou um modelo vida baseado na tecnologia ele foi fadado a redução dos movimentos naturais do seu corpo. Como conseqüência surgiram as limitações de movimento e desconfortos corporais. Toda imobilidade perante ao computador leva a um aumento de tensão dos músculos que sustentam a cabeça e os ombros.
Somado a tensão gerada pela postura imóvel que adotamos a frente do computador existem outros fatores de risco para o desenvolvimento de doenças ligadas ao trabalho, em especial os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Os principais fatores ligados a estes distúrbios são a postura inadequada, a aplicação de forças excessivas, a repetitividade de uma tarefa e quando há compressão mecânica de uma parte do corpo, como por exemplo o seu punho comprimido na borda da mesa.
Escritórios jurídicos estão especialmente expostos ao desenvolvimento destes problemas, uma vez que estão intimamente ligados ao uso do computador e seus funcionários têm contato com vários fatores primários e secundários de risco. Entres os fatores primários encontram-se o desconhecimento da postura adequada perante o computador, a repetitividade envolta na digitação constante de documentos, a força exercida ao manusear grandes volumes de papel e a compressão do antebraço na borda da mesa, que muitas vezes possui ângulo reto aumentando o risco. Fatores secundários ligados a escritórios jurídicos em geral estão ligados as características psicofísicas das tarefas de um advogado e aos constrangimentos ambientais do local de trabalho, uma vez que a atividade exige concentração e desempenho cognitivo importantes.
Fiquem ligados! A tecnologia é aliada do advogado tanto quanto a boa utilização dela é aliada dos seus colaboradores! O recurso humano de uma empresa sempre é o seu maior bem! Cuide dele!”
E você? Como vê a postura e a saúde no seu escritório?
Acha que não é importante?
Quanto mais pode render um funcionário que está de bem com o seu corpo?
Reflita sobre isto. Dúvidas, entrem em contato com o fisioterapeuta Leonardo Rodrigues através do e-mail fisioleo@terra.com.br