Esta foi a pergunta desafiada pelo site CHMKT há alguns dias atrás.
Proponho a minha resposta:
Sinceramente, conselho se fosse tão bom, se vendia, mas penso que o melhor que o jovem pode fazer em termos de planejamento é estudar. Usar da percepção de mundo. Aproveitar o conhecimento em internet e mídias sociais para interagir e organizar melhor o seu mundo.
Uma idéia interessante de planejamento é utilizar da metodologia PDCA. Colaciono parte de um artigo publicado há alguns dias:
“Na prática: Por exemplo, o escritório quer controlar melhor a saída de documentos para o fórum. Executando o PDCA temos:
Plan – Planejamento – organiza as idéias de como fazer o controle, pode ser via sistema de gestão do próprio escritório ou mesmo com uma planilha;
Do – Fazer – ele põe em prática a idéia planejada, fornecendo aos executores o que deve ser feito.
Check – Verificar – Verifica-se após 30 dias como está indo o controle planejado e colocado em prática e anotam-se eventuais problemas, idéias, correções.
Act – Agir – Agenda-se reuniões de análise crítica para debater mudanças e voltar ao planejamento de como estas mudanças poderão ser postas em prática para serem verificadas e posteriormente analisadas eventuais falhas, ou seja, toma-se atitude para rodar novamente o PDCA em prol do crescimento.”
Leia mais sobre este tema aqui.
Outra sugestão é utilizar das redes sociais para conhecimento de mercado e assim análise racional do que pode ser feito. Sobre este tema, leia aqui.
Todavia, no meu ponto de vista, nada melhor para planejar do que primeiro conhecer a si mesmo, depois o mundo ao seu redor, para depois poder olhar possibilidades e perspectivas sob mais de um ângulo, mais de uma visão e escolher aquela que julgar mais adequada.
Planeje!
Busque a realização deste planejamento!
Divida com algumas pessoas este sonho. Pode ser mais fácil dividindo-o.
E você? Já planejou o amanhã ou ainda sonha com o passado?
Acorde!
O futuro pertence aos que viveram o passado e planejaram no presente! (Gustavo Rocha)
O Hipertexto é fundamental para criarmos um novo modelo de negócios de Advocacia para o futuro. Investir em Tecnologia é preciso, refinar os fluxos de trabalho e manter o controle de informações. Nunca foi tão barato e fácil de criar novas soluções em TI para um Escritório de Negócios.
O problema dos impedimentos da própria OAB, limita a Advocacia a chegar no contexto multidisciplinar exigido no século XXI.
Parabéns,
CurtirCurtir
Florêncio,
Obrigado pelo seu comentário!
Concordo contigo, hoje temos muita TI para escritórios o que sucita dúvidas e também soluções.
Mas, a advocacia nunca teve tanta oportunidade como agora em termos de tecnologia.
Esteja sempre a vontade para comentar!
CurtirCurtir