Um artigo do site americano Law Marketing nos questiona sobre os clientes que estão oscilando entre os escritórios pequenos e os grandes escritórios.
Leia o artigo na íntegra em inglês aqui. Ou veja uma versão traduzida para o português aqui.
Em épocas de se falar muito em crise – embora pense que temos é que inovar, leia aqui – os clientes estão buscando além do que apresentação, propaganda e quiçá promessas de resultados: estão buscando preço.
Claro, não é unicamente o preço que fará do escritório uma diferença, mas o preço pode ser um fator diferencial de continuidade de um escritório. Se gastava por mês R$ 1.000,00 (mil reais) para defesa das ações da empresa X, para um escritório de advocacia na Av. Paulista com 100 funcionários, posso a partir de agora gastar R$ 500,00 (quinhentos reais) para um escritório de advocacia Y, que tem 30 funcionários. Lógico que diferenças existem entre os escritórios, mas o investimento e resultado estão colocados no fator máximo ultimamente.
A pesquisa do artigo nos mostra que nos EUA os escritórios menores e especializados – ao qual chamamos de boutiques – estão em alta nas previsões 2009 e 2010. Na demonstração de 2005 à 2008 houve um acréscimo de procura destes escritórios de quase 30%.
E o resultado disto?
Os escritórios menores estão investindo, contratando advogados e funcionários e crescendo. Ou seja, alguns perdem, outros ganham.
Por óbvio, ululante, diáfano não são todos os escritórios que estão crescendo e nem todos os grandes estão diminuindo. Contudo, é uma tendencia a ser observada.
Como está o seu escritório frente esta tendência?
Já planejou os investimentos em 2009? Pense… ainda há tempo!!!
Kudos to you! I hadn’t thgouht of that!
CurtirCurtir