Quantas vezes pensamos em investir no escritório, organizando materiais, fixando marca, buscando cada vez mais o marketing jurídico como solução?
Mas, além de muita reflexão e planejamento, devemos olhar algo simples, que passa muitas vezes desapercebido: a forma que nos comunicamos.
Uma publicação do Blog Espanhol Legal Today aborta este tema de forma direta e interessante. Leia aqui.
Para ler uma versão traduzida do Google Tradutor, acesse aqui.
Destaco o óbvio, ululante, diáfano, cristalino e direto: Devemos nos comunicar claramente com o nosso público alvo para termos qualquer investimento de marketing como retorno.
Quer dizer: Se vou escrever um artigo e publicá-lo na Folha de São Paulo e meu público é de trabalhadores rurais, não estou investindo no local certo. Devo investir em associações rurais e buscar estar mais próximo do meu cliente alvo, conhecendo suas dificuldades e necessidades. Afinal, não irá um cliente contratar um advogado para que ele diga o que o cliente já sabe. O cliente busca soluções e o meio jurídico é apenas uma alternativa.
Já pensou nisto? Arbitragem, chamar a outra parte para uma composição, conversar, dialogar, unir ao invés de separar, enfim, antes de lide, buscar uma solução amigável?
Tente. Pelo menos tente. O cliente valorizará muito mais uma solução simples e direta – mesmo com honorários menores – mas, solução imediata, do que um longo e custoso processo. Por lógico, se nosso advogado sempre soluciona de maneira eficiente – e não onerosa ao extremo, ou simplistamente quer resolver tudo com ações judiciais – ele será sempre procurado e bem recomendado…
Pense!
Aja!