ISO 9001/2008 como ferramenta de gestão

Muitos escritórios de advocacia tem se questionado sobre os benefícios da certificação ISO 9001/2008.

Além de benefícios pontuais no próprio questionar do processo – leia-se rotina interna e não processo de justiça – que a norma proporciona, destaco dois pontos cruciais:

1. O “poder” do nome ISO atrelado a sua marca;

2. A gestão que a norma ISO pode proporcionar ao escritório;

Em relação ao certificado ISO, basta compreender dois aspectos que após a certificação serão inerentes ao escritório: Um, que a logomarca certificado ISO 9001/2008 poderá estar desde a folha que vai para o fórum, cabeçalho de e-mail, site, material impresso e tudo mais, colocando a marca do escritório como referência de qualidade. Dois, que algumas empresas, principalmente indústrias, estão certificadas há bastante tempo e atualmente buscam como fornecedores – e daí compreenda-se escritório de advocacia como fornecedor da solução jurídica – empresas com certificação ISO e excluem da lista quem não possui pelo menos o certificado 9001/2008, que é relativo a serviços.

Agora imagine a cena: Um escritório terceirizado trabalha há vários anos e por uma nova norma interna é obrigado a ter o certificado ISO para continuar a ser fornecedor de soluções jurídicas. O escritório pode até não se preocupar até quando ocorrer isto, pois daí irá buscar o certificado. Só não podemos esquecer que a obtenção do certificado ISO leva em média um ano.

Em bom português: sem planejamento não há crescimento e não há igualmente certificado.

Em relação ao segundo tópico, gestão, saliento que a norma prevê idéias, monitoramentos, proporciona controle total de funções e pessoas, em suma, traz em seu bojo um conceito de gestão aplicado e prático.

Isto pode ser um crescimento importante para vários escritórios, que além de estarem com um certificado que representa qualidade em qualquer lugar do mundo, auxilia no controle, organização e reflexão de fluxos internos da empresa.

Assista aos slides da palestra “Os benefícios do ISO para escritórios de advocacia” aqui. Neste 200inove estaremos ministrando esta e outras palestras em várias cidades do Brasil.

Entre em contato conosco para sugerir locais de palestras e/ou buscar maiores informações sobre Gestão, Tecnologia e Qualidade no site Gestao.Adv.Br

2 comentários sobre “ISO 9001/2008 como ferramenta de gestão

  1. Boa noite me interessei pelo artigo públicado sobre iso para escritórios de advocácia. Gostaria de receber mais artigos desta natureza.

Deixe uma resposta