Hoje foi publicado um relatório realizado pela consultoria americana IDC sobre as boas perspectivas e áreas de investimento para o setor de software no Brasil, como relata o site Info Profissional. Para ler o relatório original em inglês publicado hoje, acesse aqui.
No site da IDC Latin America há um relatório datado de 21 de Novembro, acesse aqui.
Qual a importância para os escritórios de advocacia este relatório?
O relatório desta consultoria internacional entrevistou mais de 160 empresas no Brasil, México e Argentina, concluindo que os investimentos para 2009 se concentrarão nos módulos CRM, BI e Financeiro, ou seja, nas palavras do analista de software para a América Latina da IDC, Julio Pagani, “as oportunidades virão principalmente aos sistemas que têm impacto direto sobre as vendas, controle de desempenho e de custos”.
Em bom português: Nada de controles mirabolantes ou complexos. Controles que tragam o controle real acerca dos clientes (famoso módulo CRM), controle de desempenhos gerais do escritório (BI) e o rígido controle das finanças do escritório e do cliente (financeiro).
Na palestra proferida em Santa Catarina no I Seminário de Gestão Jurídica apresentei a idéia do CRM, gestão e financeiro para escritórios de advocacia. Acesse os slides aqui.
Esta análise pode balizar àqueles escritórios que ainda estão planejando os investimentos em tecnologia para 2009, demonstrando que a receita antiga ainda vale:
* Tratar bem o cliente e valoriza-lo (CRM)
* Cuidar do negócio como um todo (módulo BI aplicando gestão);
* Reduzir custos e investir em resultados de médio e longo prazo (controle financeiro)
Lembrem-se: São os números e dados que permitem que o gestor possa tomar uma decisão balizada em fatos e dados e não em achismos e suposições.
Um abraço e muito sucesso!