Se você não usa o LinkedIn, deveria. É uma das redes sociais que mais cresce em utilização, tem uma conotação profissional exemplar e muitos, muitos recursos mesmo.
Um artigo, escrito pelo Blog Wardblawg dita 10 dicas para iniciantes no LinkedIn. Leia na íntegra o artigo aqui.
Descrevo cada uma das dicas com alguns comentários:
Dica 1: Crie um perfil robusto
De nada adianta criar um perfil apenas com seu nome e email, lugar onde trabalha e telefone de contato. Quanto mais completo o seu perfil melhor.
As redes sociais localizam possíveis contatos conforme você preenche o seu cadastro. Seja verdadeiro e completo!
Dica 2: Participe de grupos relevantes
Apenas o seu perfil não irá fazer milagres. Participe de grupos do seu público alvo de clientes. Por exemplo, você quer encontrar clientes do setor metal mecânico, procure grupos que tratem deste assunto.
Dica 3: Participe das discussões dos grupos
Agora, ingressar no grupo e não contribuir, não o tornará relevante para as pessoas. Participe, dê ideias, esteja presente. Ou seja, quem não é visto, não é lembrado.
Dica 4: Busque contatos relevantes
Pesquise pessoas e procure aquele diretor, CEO, colega, amigo, enfim, pessoa que para você tenha relevância. Estas pessoas podem lhe conhecer melhor, saber mais sobre o seu negócio e quem sabe fazer negócios…
Dica 5: Conecte-se a estes contatos
Peça para fazer parte dos contatos destas pessoas relevantes. Quanto mais contatos tiver, mais a própria rede social irá lhe ajudar a conhecer e participar de outras pessoas igualmente relevantes.
Dica 6: Faça recomendações
Um dos aplicativos possíveis de uso no LinkedIn é o de recomendações, ou seja, você pode recomendar a todos que determinada pessoa faz um bom trabalho, é séria, dedicada, etc.
Faça uso disto com cautela. Não saia pedindo recomendações a qualquer um. Peça, se for alguém conhecido. Mas, ao meu ver, faça melhor que isto, se é seu conhecido, dê/faça a recomendação sobre ele primeiro e deixe ele fazer a sua como cortesia. Desta forma você elogia primeiro e deixa que a pessoa queira fazer o mesmo com você.
Dica 7: Conecte seu site e twitter a sua conta
Vá nas configurações e adicione o twitter e seu blog/site ao seu perfil do LinkedIn, isto torna mais interessante o seu perfil, já que tudo que se atualizar nas outras redes pode vir a ser publicado no LinkedIn também.
Dica 8: Selecione um URL único
Muito importante. Na página de perfil, crie um perfil com seu nome, ou seja, algo personalizado. Isto facilita aos que procuram o teu perfil e mais, ao divulgar o LinkedIn fica tudo padronizado.
Dica 9: Divulgue seu perfil no LinkedIn em outras redes
Quem não se comunica, se trumbica, já dizia o Chacrinha. Divulgue seu perfil no twitter, coloque no seu site, blog, etc. Quem usa o LinkedIn vai adorar saber o seu e lhe adicionar.
Dica 10: Monitore quem vê o seu perfil
Esteja sempre pronto para monitorar, saber que visualizou o seu perfil. Isto faz com que você saiba se empresas, pessoas importantes, etc estão querendo lhe conhecer melhor e pode preparar uma estratégia de abordagem destas pessoas/empresas.
Gostou das dicas? Deixe seu comentário!
______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br