Redes Sociais: Investir agora ou no futuro?

Muito se fala em redes sociais, nos seus potenciais benefícios, aplicabilidades práticas, possibilidade de negócio, etc.

Uma pesquisa recente demonstrou dados interessantes, alguns já conhecidos – como que o Orkut é maior no Brasil que em outros países, enquanto a maior rede social do mundo, o Facebook, por aqui é pequena – outros dados não, como que somos as pessoas que mais tem amigos virtuais no mundo, enfim, é uma pesquisa que vale a pena.

Leia a pesquisa completa aqui.

Abaixo alguns trechos da pesquisa com meus comentários.

“Social media usage has experienced explosive growth in Latin America, with Brazilians now having the highest number of online “friends” in the world.

A report from TNS, written by the research firm’s Latin America ceo Wander Meijer, shows that the typical Brazilian has 231 social network friends, while Latin Americans have an average of 176. The global average is 120.”

Ou seja, somos no mundo inteiro, quem mais tem amigos virtuais nas redes sociais. Nossa média é de 231 amigos contra 120 no mundo inteiro. Este dado mostra com clareza que a presença do Brasil nas redes sociais é consistente.

“When asked which network they intend to join in future, over half (53%) of Brazilian consumers said “none”, while 26% said Twitter – the next most popular response – and 15% Facebook.”

Na pesquisa, 53% dos brasileiros dizem que não entrarão em nenhuma rede social, mas 26% disseram que pretendem entrar no twitter e 15% no Facebook. Ou seja, se vamos investir numa rede social atualmente, que seja o Twitter.

A pesquisa demonstra claro que uma necessidade é atual e não futura: Temos que investir nas redes sociais e em conteúdo para ela.

Por que?

Porque temos como difundir conhecimento, estratégias, negócios, tornar-nos conhecidos virtualmente para pelo menos 231 pessoas.

Poderemos não ter efetivamente 231 negócios, mas teremos pelo menos nosso nome e referência daquilo que somos e fazemos para mais de 200 pessoas, sem contar outras que poderão ler em buscadores, emails enviados para grupos de debate, etc.

Temos que investir agora, pois a colheita sim, será no futuro.

Você investe no seu futuro? Invista hoje nas redes sociais. Elas são o futuro chegando ao presente.

_______________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

3 comentários sobre “Redes Sociais: Investir agora ou no futuro?

  1. Olá Gustavo, tenho participado nas discussões no linkedIn, mas esse comentário fiz questão de postar aqui.
    Encaro as redes sociais como um excelente veículo de relacionamento. As pessoas que estão em minha rede de contatos em uma rede social, muitas vezes são amigos ou familiares, portanto, vê-las como fonte exclusivo de negócio pode ser um tiro contra.
    Já o posicionamento profissional, a presença em discussões pertinentes ao seu negócio, o comportamento equilibrado e a postagem de conteúdos relevantes podem promover um profissional ao nível de referência, ou formador de opinião. É aí que o seu negócio se fortalece. Se vc quer vender, vc pode assustar quem está se divertindo. Mas se vc for uma referência, encontrável, vc pode atrair os que querem comprar. Aí o jogo funciona ao seu favor!

    Curtir

    • Oi Adriano, obrigado pelo comentário. Concordo com tua posição. Mas, termos um meio termo entre o que fazemos e parentes, conhecidos, etc, estabelece uma marca forte. Se tens um foco de publicidade na internet, teus conhecidos/parentes, etc também reconhecerão isto. Óbvio, não adianta fazer piada numa hora e noutra querer vender algo. Precisa ter foco, mais de um perfil (um profissional e outro pessoal) e bastante dedicação!

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.