Independência ou morte! Ou será: Independência ou vida?

Independencia do BrasilNa próxima terça-feira temos a data da independência do Brasil, um dia muito especial para nós Brasileiros. Em razão desta data e de muitos estarem com feriados prolongados (emendando a segunda-feira) irei fazer o post de hoje uma homenagem até a terça-feira dia 07.

“Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria acesso ao sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora… Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável: Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo: O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída.” (Mahatma Gandhi)

Ao pensarmos na independência de um país, pensamos em guerras, batalhas, vitórias, derrotas, enfim, depois de tudo muita reconstrução.

Outros podem pensar que é apenas mais um feriado, mais um momento de descanso e sequer refletir da importância da independência na suas vidas hoje.

O aspecto que penso ser indispensável refletirmos é sobre a nossa independência individual.

Como bem preceituou Gandhi, o segredo é buscar no interior de si mesmo a resposta e encontrar a saída.

E porque isto é importante no universo empresarial?

Somente uma pessoa com visão pode conseguir no complexo mundo dos negócios sobreviver de maneira a ser um verdadeiro camaleão: moldar-se a cada situação da melhor forma possível.

Para obter esta visão, é necessário muito estudo, experiência, maturidade emocial, enfim, vida aplicada ao caso prático.

E para ter todos estes elementos de sucesso, precisamos a maior batalha de todos os tempos: Conhecermos a nós mesmos.

Não se iluda!

Sem buscar em você as respostas as perguntas mais simples e mais complexas da sua existência é que reside a verdadeira resposta para o caminho do sucesso.

Ninguém cresce do dia para noite. Alguns são mais velozes. Outros não. Contudo, o que determina a durabilidade deste crescimento é o conhecimento da pessoa em si mesmo.

Não se trata de egoísmo, pensar em si mesmo, etc. É um ato de vida e amor a si mesmo: Conhecer-se para que o futuro seja duradouro e constante.

Por este motivo, penso que a versão atualizada do grito de Dom Pedro de independência ou morte, é seja independente e viva!

_______________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – http://www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

Todos direitos reservados.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.