Li uma frase num artigo do Dave Lorenzo (profissional de Marketing Jurídico nos EUA) que inspirou este artigo e a reflexão que faço em cima da frase.
Não diga ao cliente que o seu trabalho é entregar o peixe para ele. Diga que o seu trabalho é ensinar ele a pescar.
E o Dave acrescentou:
Que depois de aprender a pescar, ele voltará para aprender como cozinhá-lo.
A ideia que nos remete esta frase é sobre a informação que compartilhamos com o cliente, além das atitudes que firmamos com ele.
Ilude-se quem pensa que ao ensinar, entrega-se o ouro ao bandido.
A informação hoje, mais do que nunca, é pública. Basta ir no Google, Yahoo ou Bing e digitar a sua pesquisa. Você encontra endereços de empresas, CNPJ, modelos de petição, jurisprudência, até namorados(as).
Porque você acha que o seu cliente não saberá fazer esta pesquisa?
Lógico que vai pesquisar. Lógico que vai encontrar algo a respeito. Lógico que vai te questionar (sem avisar que pesquisou antes). Lógico que se a tua resposta não for boa e outro na internet tiver algo melhor, ele troca de fornecedor.
Então, por decorrência lógica, lógico que você deve se posicionar na rede o mais rápido possível.
Não é difícil, nem impossível, tão pouco complicado.
Crie um site, um blog e um twitter, inicialmente.
Alimente diariamente o twitter.
Alimente pelo menos semanalmente o blog.
Alimente o site com informações do blog e do twitter, além de outras.
Só estas três atitudes já criam a tua posição na internet.
Basta isto?
Lógico que não! Precisa ter pesquisa, conteúdo relevante e principalmente interatividade.
Não basta encher tudo de informações. É necessário interagir com outros contatos da rede social, visando o crescimento e qualidade da rede.
A ideia é informar, conversar, propor soluções, enfim, interagir com o cliente, seja presencial, seja virtualmente.
Assim, da próxima vez que pensar em marketing jurídico, pense em ensinar a pescar, já com a ideia de que o cliente poderá querer também aprender a cozinhar, ou seja, já podes deixar uma dica de que conheces o mercado, sabes aonde o caminho vai levar.
Pense nisto!
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Artigo escrito por Gustavo Rocha – http://www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br
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É isto mesmo, Gustavo… não basta captar, precisamos encantar, manter o cliente. E isto de forma transparente, com qualidade. Obrigada pela dica! Tenha um bom dia!
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Obrigado pelo comentário Ieda! Um ótimo dia!
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