Todas as segundas e sextas-feiras até a semana do advogado, estaremos relembrando aos profissionais os Mandamentos do Advogado, escrito por Eduardo J. Couture, com comentários dos mandamentos, gestão e tecnologia.
Aproveitem!
Esquece. A advocacia é uma luta de paixões. Se em cada batalha fores carregando tua alma de rancor, dia chegará em que a vida será impossível para ti. Terminado o combate, esquece tanto a vitória como a derrota.
Este mandamento nos remete a três questões fundamentais da vida advocatícia:
1. Perdão.
2. Lição.
3. Visão
O Perdão é algo mais do nobre e valoroso. É a única forma de não enlouquecer. Nas palavras de Shakespeare, guardar rancor é tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra. Devemos perdoar. Perdoar de coração e não apenas de boca. Agora, apenas perdoar não é suficiente. Devemos aprender a lição e termos visão.
De nada adiantará teres uma derrota na vida e não buscar nesta derrota os ensinamentos dela decorrentes. Aprender a lição com a derrota é muito mais importante do que ser derrotado.
Da mesma forma, se perdoares, aprenderes a lição com o teu perdão e não buscares a visão holística de tudo que aconteceu, não conseguirás dar a volta por cima.
Devemos ver tudo como um processo de início meio e fim, sendo o único fim possível reerguer-se em prol do sucesso.
Esquece, como manda do mandamento.
Mas, ao mesmo tempo aprendes a lição e com visão de todo busque o sucesso!
2 comentários sobre “[Mandamentos do Advogado] Número 9: Esquece”