Redes Sociais, versão de riscos

Recentemente uma reportagem abordou um tema já debatido, mas sempre importante: O que fazemos nas redes sociais?

Como assim? Você pode questionar.

Se pensamos nas redes sociais como instrumentos de trabalho, atualizamos com notícias do nosso cotidiano empresarial, questões relacionadas aquilo que atuamos, etc. Contudo, muitas vezes queremos ter um perfil pessoal, para desabafarmos nossas emoções, encontrarmos parentes e muito mais.

Aí que reside o perigo.  Leia aqui a reportagem referida.

Na reportagem a pessoa criou um perfil falso para seguir quem ela conheceu pessoalmente sem ser identificada. Algo que muitos já fizeram e fazem.

Primeiro que é muito simples de fazer, segundo porque o ser humano adora saber de algo dos outros sem que seja descoberto (milhões vêem Big Brother, não?).

E o risco disto?

Reside justamente naquilo que você põe na internet.

O risco não consiste em participar de redes sociais, se relacionar virtualmente (profissionalmente e/ou pessoalmente) e bater papo com amigos e conhecidos. O risco está nas informações que conseguimos juntar nos perfis sociais.

Analisamos um perfil imaginário do João da Silva. O João colocou no twitter que ele é torcedor de futebol e mora na cidade de São Paulo. No Orkut, colocou fotos suas com determinadas pessoas, que reside no bairro tal, estuda na faculdade tal, tal curso. No facebook, ele compartilhou um recente trabalho que fez com os colegas xyz e tem atualizado periodicamente que adora o shopping tal.

De posse destas informações podemos montar uma rotina do João, saber seus gostos, onde frequenta e dependendo do que ele atualiza, até aonde está neste momento (algumas redes permitem localização de seus usuários pelo celular).

A reflexão que faço com você leitor é uma abordagem não apenas do risco físico de integridade, assalto, sequestro.

A reflexão é de que cada vez mais somos aquilo que produzimos na internet.

As pessoas nos seguem, nos acompanham, lêem o que escrevemos, sabem do que gostamos.

E não adianta fugir disto. O melhor é perceber que esta realidade está em pleno crescimento e adaptar-se a ela.

Pense nisto.

O que você escreve e compartilha na internet hoje?

Seja dono da sua realidade. Saiba o que está publicado e monitore as publicações que irá fazer. Tua marca está dentro deste contexto, tanto para o sucesso como para o fracasso.

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