[Saúde e Produtividade] Produtividade ou adoecimento ? Qual a realidade da sua empresa?

Lesões por esforço repetitivo (LER) são extremamente conhecidas do empresariado brasileiro, pois há muitos anos vem derrubando a produtividade e aumentando o custo financeiro de forma considerável, seja com o colaborador adoecido, o custo social gerado ou mesmo a queda de produtividade da empresa. Engana-se aqueles que imaginam produtividade apenas um conceito válido a empresas que possuem linhas de produção ou elaboram produtos para o consumidor final. A produtividade está presente em todo e qualquer labor podendo ser afetada em diversas formas.

Um conceito importante para quem pensa neste assunto é que o termo Lesões por Esforços Repetitivos (LER) foi substituído no meio acadêmico por Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Este termo é muito mais abrangente, pois compreende situações de dor e sofrimento do colaborador mesmo antes de uma lesão de fato existir e ser mais facilmente identificada em exames de imagem.  Uma dor constante na região da coluna lombar ou cervical, dores e formigamentos em punhos e antebraços e desconforto na região posterior dos ombros são algumas das queixas mais comuns que levam o colaborador a preservar-se e diminuir o ritmo de trabalho levando a queda na produtividade.

Neste momento todos estão se perguntando como manter o ritmo de trabalho necessário com uma alta produtividade sem causar um distúrbio osteomuscular em seus colaboradores? A resposta envolve diversos fatores entre eles a organização do trabalho, as condições ambientais do posto de trabalho, a estrutura física (biomecânica) do posto de trabalho e mobiliário e as exigências psicofisiológicas e cognitivas envoltas na tarefa desempenhada. Para que todos estes fatores estejam em harmonia e a alta produtividade seja mantida sem o custo do adoecimento aos funcionários existem algumas normas a serem seguidas (Norma regulamentadora do ministério do trabalho N°17 – NR 17, convenções da organização internacional do trabalho, artigos da CLT, entre outros…) e deve-se sempre recorrer a uma análise mais aprofundada do trabalho e das tarefas desempenhadas evitando assim uma sobrecarga funcional.

Para desenvolver um pouco mais o assunto estarei publicando uma serie de 12 estratégias para a redução das DORT e o desempenho da alta produtividade com menor risco de desenvolvimento para distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Aguardem !!!

Leonardo Rodrigues

Fisioterapeuta do Trabalho e

Ergonomista

leonardo@ergosul.com.br

(Leonardo Rodrigues escreve quinzenalmente no Blog da Consultoria GestãoAdvBr sobre Saúde e Produtividade Empresarial)

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.