Sempre que pensamos em mídia virtual algumas pessoas pensam que esta mídia ainda não conquistou o seu espaço, afinal, poucos tem acesso a internet, menos ainda buscam produtos e/ou serviços na própria internet, enfim, o investimento neste tipo de mídia pode ser surpéfulo.
Será?
Vamos pensar nos investimentos virtuais em três óticas: Site, blog e redes sociais.
Desenvolver um site profissionalmente requer um investimento, já um blog e redes sociais podem ser feitos gratuitamente.
O grande segredo é deste tipo de mídia pode ser resumido em três grandes pontos:
Ter foco!
Atualização constante!
Interação!
É fundamental que o site, blog e redes sociais sejam colocados dentro dos objetivos em que você se propõe a ser conhecido e/ou quer divulgar. Se um blog não for atualizado pelo menos semanalmente e as redes sociais quase diariamente, terás poucas pessoas interessadas em seguir teus passos. Se não interagires com ninguém, terás apenas leitores; se interagires, poderá conhecer outras pessoas e ter amigos.
O público alvo é bem diversificado, desde crianças, jovens até a terceira ou melhor idade.
Tanto o é, que até o Papa Bento 16 vê a importância dos padres terem um blog. Leia aqui.
Profissionalmente falando, o acesso a internet é feito por pessoas que tem sede de conhecimento, vontade de ter novos mercados e buscam um espaço que está em plena expansão.
Por óbvio não atinge as massas tanto quanto uma novela na TV, contudo, as mídias sociais estão cada vez mais pertencendo a vida das pessoas, em especial dos jovens e adultos.
Negligenciar este público é dizer ao seu negócio que ele tem data para fechar.
Quem contratará seus serviços daqui alguns anos, se até a leitura do jornal é feita hoje de forma eletrônica e você anuncia no jornal apenas?
Quem contratará seus serviços daqui alguns anos, se não conhecem a sua opinião ou conhecimento sobre este ou aquele assunto, mas o seu concorrente expõe toda semana no blog dele?
Quem contratará seus serviços daqui alguns anos, se para achar uma rua, padaria ou telefone podemos ter tudo isto nos buscadores como google e você nem sequer aparece na sua pesquisa?
É amigo leitor…
O mundo é redondo, gira e está mudando. Não me refiro apenas as mudanças climáticas. Refiro a mudança de mercado e percepção. Isto faz toda a diferença.