A conquista de clientes está mais ligada a pesquisa de opinião, consumo, marketing do que tecnologia, certo?
Errado.
Cada vez mais temos a tecnologia presente no dia a dia das pessoas, e o melhor de tudo isto, elas tem utilizado para as coisas mais corriqueiras, desde localizar um cinema ou uma rua no GPS, até a pesquisar sobre determinado assunto na internet.
Um estudo demonstra dados interessantes (leia completo aqui):
79% quer usar os sites para acessar e imprimir cupons; 75% dos entrevistados desejam utilizar os celulares para encontrar onde estão as lojas mais próximas; 66% gostaria de saber quais mercadorias estão em estoque antes de chegarem a algum ponto de venda. (…) 78% dos consumidores disseram que contribuiriam ou co-criariam com os varejistas por meio de feedbacks relacionados ao design do produto, por exemplo (…)
E agora fica a clássica pergunta: Mas como posso usar esta informação no meu negócio se ele se refere a serviço e não a produto em si?
Vamos lá:
Se o mercado está aquecido com clientes querendo usar a internet para se comunicar com seu possível fornecedor, a regra básica é simples, direta e objetiva: Comunique-se!
Tenha um site com informações sobre seus serviços.
Tenha um Blog com artigos sobre o seu serviço.
Tenha um Twitter e interaja com as pessoas demonstrando seu conhecimento.
Depois de começar a se comunicar, repense a forma desta comunicação:
Tenho uma pesquisa de satisfação com meu cliente?
Peço ao cliente que indique meu serviço?
Informo ao cliente que ele é importante para mim?
A tecnologia é maravilhosa.
Contudo, é ao mesmo tempo burra.
Sem o ser humano é inócua.
Não invista apenas na tecnologia. Invista no material humano. Invista na humanidade com os clientes, invista principalmente no relacionamento com o seu cliente.
O resultado do seu negócio depende justamente desta interatividade. Não apenas pense e planeje. Seja o verbo na sua vida.
2 comentários sobre “Clientes e a tecnologia”