No dia 23 de Setembro o Google lançou uma ferramenta chamada Sidewiki. Conforme a definição contida na reportagem da Folha On Line a ferramenta é
Trata-se de uma barra lateral que aparece em qualquer site, pela qual se pode fazer e ler comentários a respeito da página lida.
“Esteja você pesquisando sobre conselhos para evitar doenças cardíacas ou procurando museus para visitar em Nova York, muitas outras pessoas já o fizeram também”, aponta o Google. “E elas poderiam acrescentar o próprio conhecimento pelo caminho”.
Vamos analisar dois pontos: O jurídico e o estratégico.
Juridicamente este serviço/ferramenta do Google pode ser um prato cheio para injúrias, difamações, entre outros. Afinal o sistema irá trabalhar por uma forma de pontuação, ou seja, quanto mais pessoas citarem mais chances há de se aparecer. Contudo, em internet muito se faz e poderemos ter “hordas de usuários” criando uma situação fictícia e prejudicando alguém ou algo.
Um interessante nicho a ser observado pelos juristas…
E no perfil estratégico?
Fica mais interessante ainda. Conforme explicação do próprio Google, esta ferramenta não vai mostrar apenas no site onde se refere a procura, vai mostrar em qualquer site que tenha os termos da procura.
Em bom português: Tenho esta ferramenta no computador e procuro advogado trabalhista. Vários clientes indicam o escritório X como sendo bom, rápido, organizado, etc. Então, vou ler que muitos procuram o escritório X, mesmo que o site apontado seja do escritório Y, pois a referência é em relação aos advogados trabalhistas e não apenas ao site/blog do escritório X.
Ora, um marketing que pode ser viral!
E mais, já analisaram que este tipo de atitude do Google só reforça a ideia de que quanto mais estamos conectados em rede, mais dependemos da rede para os nossos negócios?
Alguém duvida que o Google em breve irá disponibilizar esta ferramenta no Wave (serviço que tem RSS, e-mail e outros serviços Google tudo na mesma tela, ainda em fase de testes), dentre outros serviços do Google?
O sidewiki reforça a ideia de que temos que pensar na rede – leia-se networking – como algo sério que pode influenciar diretamente o nosso negócio e não apenas como um canal de bate-papo com conhecidos, clientes e amigos.
Uma excelente reflexão para iniciarmos a semana, não?
Boa semana!