Recentemente o portal Computerworld lançou um artigo com 7 dicas de como se comportar em eventos.
Seguem as dicas com meus comentários.
1- Peça ajuda – ou seja, comece conversando com alguém conhecido, buscando aproximação com pessoas desconhecidas.
2- Tenha uma lista de perguntas – questione as pessoas sobre seu interesse no tema do evento, de onde são, o que fazem, etc. Busque verdadeiramente conhecer as pessoas. Se nos interesamos pelas pessoas e pelo que elas amam elas jamais nos esquecem.
3- Treine seu discurso – treine exaustivamente sobre a sua atividade. Saiba descreve-la, saiba dizer a uma pessoa exatamente o que você faz, naquilo em que você é bom, expert e, sobretudo, saiba destacar seus potenciais e diferenciais.
4- Procure oportunidades – busque conversar com alguém que está sozinho. Ficou numa fila? Puxe assunto com a pessoa atrás de você. Foi pegar um café? Veja se alguém está do lado e comente. Podes começar comentando sobre o café, mas avance sobre o evento e depois sobre o que faz, etc.
5- Seja motivo de conversa – Leve uma pasta com o logo do escritório, tenha um broche com a balança da justiça, esteja com um notebook ou netbook colorido. Ou seja, esteja destacado de maneira inteligente no grupo.
6- Faça a lição de casa – Conheça o tema do evento, quem serão os participantes, palestrantes, etc. Busque informações sobre eventos anteriores da mesma temática. Isto faz toda a diferença numa conversa.
7- Relaxe – Não pareça tenso ou com a cara amarrada. O sorriso abre portas e faz o dia ficar melhor. Todos estão num evento buscando conhecimento e também fazer negócios. Aproveite!!!
E você como vê os eventos? Utiliza as ferramentas acima? Compartilhe conosco sua experiência!