Muito se fala no mercado sobre vantagem competitiva.
Vamos pensar em alguns aspectos práticos:
A vantagem competitiva não pode ser algo subjetivo, deve ser objetivo.
Com isto a máxima “Meu escritório faz o que é melhor para o meu cliente” não é aceito. Isto é subjetivo. O que é o melhor para mim é diferente do que para o meu vizinho. A questão é objetiva. Então a ideia é “O meu escritório é melhor porque oferta rapidez, conhecimento e soluções ao cliente”.
Está objetivo? Quase.
Para ser objetivo e entender a vantagem competitiva o escritório deve compreender objetivamente suas qualidades. Então a frase é melhor se dita “O meu escritório é melhor porque oferta rapidez através de processos virtuais sempre que possível, conhecimento aprofundado e consolidado por anos de experiência aliados ao melhor da tecnologia e praticidades atuais e soluções inovadoras, diferenciais e diretas ao cliente”.
Neste exemplo temos mais clara a ideia de vantagem competitiva.
Ter uma vantagem competitiva não é ter algo que ninguém tem. Significa poder extrair melhor as ferramentas disponíveis do mercado com um diferencial que o torna único: esta será a sua vantagem competitiva.
Pode ser atendimento individualizado, retorno direto e prático ao cliente, virtualização do processo com disponibilidade ao cliente, enfim, tudo aquilo que o escritório faz e se destaca por isto, além, lógico do be-a-bá normal do conhecimento específico e valores.
O que você faz como vantagem competitiva no seu negócio? Especifique no papel e busque aperfeiçoar esta ideia. Pode fazer toda a diferença no seu planejamento!