Google e a privacidade

Você já parou para pensar que pelo menos um serviço do Google utilizou/utilizará hoje no seu dia?

Estamos dependentes totalmente ou parcialmente, mas cada vez mais dependentes do “bonzinho” Google.

Quem usa o Gmail, já observou que as notícias que aparecem no topo da página são totalmente direcionadas ao e-mail que abrimos. Quer dizer, segundo o Google, eles não ficam com seus dados, mas sabem o que você está lendo/acessando.

Seria pueril dizer que isto não é poder. Informação é poder.

O lançamento do Google Latitude foi um boom no mercado recentemente. Acesse aqui para conhecer o serviço.

Simplesmente através do nosso celular poderemos digitar padaria e ele localizará as padarias ao nosso redor. Diremos advogado e ele dirá quais advogados estão perto da nossa localização. Alguém duvida que em alguns anos não existirá mais lista telefônica? Eu não.

Mas, e o preço disto?

Quer dizer, através do meu número de celular, cadastro e IP o Google sabe o que eu como, quando jantei fora, quando tive dor de barriga e pedi remédios, enfim, sabe a minha vida e mais, com endereço e localização exata! E a privacidade?

Alguns dirão: Mas, só se cadastra quem quer. Então quem quer diz a sua localização. Isto seria inocência? E se em nome desta “bondade” o Google fecha uma parceria com empresas de telefone e disponibiliza a você e sua agenda de celular a localização exata de todos, através da triangulação de satélites do celular? Impossível? Não, até simples de ser feito.

Claro, não quero dizer aqui que sou contra o Google. Não sou. Tanto que uso os serviços deles e gosto. Não podemos negar que eles estão sendo inovadores e inteligentes para criarem soluções diferentes e que “facilitem” a nossa vida.

Contudo, pensarmos mais um pouco sobre a nossa privacidade também vale a pena.

Fica a idéia para reflexão e debate.

Uma ótima sexta-feira!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.