REACT: Jurimetria pode mudar um julgado?

O artigo de hoje é um REACT a um outro artigo publicado no site Espaço Vital, onde sou colunista.

No artigo “Como a Uber molda, a seu favor, a jurisprudência do TST” escrito pelo advogado Lucas Ramos Soares e publicado no Espaço Vital (acesse aqui: https://espacovital.com.br/publicacao-39885-como-uber-molda-seu-favor-jurisprudencia-tst ) é abordado como se a jurimetria pudesse mudar as decisões judiciais e neste ponto em específico, ouso discordar. 

Não é fim em si mesma da jurimetria mudar algo.

Por concepção, jurimetria é a estatística aplicada ao direito. Expliquei o seu conceito no primeiro artigo como colunista do Espaço Vital em 2019: https://www.espacovital.com.br/publicacao-36867-start-para-entender-como-em-determinada-comarca-processo-tipo-acutexacute-pedido-acuteyacute-sera-ju 

Existem dois tipos de jurimetria, a analítica e a preditiva. Analítica é o que desenha o artigo do colega Lucas, análise de dados para conhecer o que pode vir a ser julgado e tomada de decisões. A preditiva, por sua vez, é mais assustadora: basta colocar o número do processo e o sistema de jurimetria fornece a probalidade de julgamento daquele processo, inclusive quando é melhor ou pior de fazer acordos (momentos processuais).

Mas, isto em si é prejudicial a uma das partes ou pode mudar o julgado?

Por si só, não.

O advogado, sua estratégia processual e principalmente ao usar a sua inteligência na causa podem mudar um processo.

Na visão do artigo mencionado há um dos lados sendo prejudicado: o do motorista.

Entretanto o motorista do aplicativo não ingressou na justiça do trabalho sem advogado. Se a estatística mostra que muitos advogados estão fazendo acordos (até no TST) é sinal da falta de estratégia e visão destes profissionais. 

Por exemplo, se temos um julgamento de TRT de cem mil reais e  a outra parte aceita um acordo de vinte mil no âmbito do TST (neste exemplo, sem nenhuma base concreta real), não foi a jurimetria que fez isto. Acordo é entre as partes e não de forma unilateral.

A jurimetria não muda o julgado, ela mostra o que foi – já foi, portanto – julgado. 

O que percebo do caso exarado no artigo inicial é que temos um dos lados estudando, compreendendo, querendo fazer uma advocacia estratégica, inteligente, dentro dos parâmetros legais. Ao não querer um julgamento definitivo da mais alta corte, o advogado está defendendo os interesses do seu cliente (sem entrar no mérito da questão julgada em si).

Cabe a outra parte fazer o mesmo, não aceitar os acordos, deixar os processos serem julgados, executar os processos e ganhar o seu direito (novamente sem entrar no mérito da questão julgada em si).

Assim, nos mesmos moldes que o colega findou o seu artigo, concordo com ele: Não devemos demonizar a tecnologia. Devemos aprender, usar e não ser usado por ela.

Bem-vindos a advocacia 4.0. A tecnologia a favor do direito.

#PraPensar

Sou Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos, membro de diversas comissões na OAB.

Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Quer conhecer mais? http://www.gustavorocha.com

Prefere mandar email ou adicionar nas redes sociais? gustavo@gustavorocha.com 

Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

#Gestão #Tecnologia #MarketingJuridico #Privacidade #LGPD

2 comentários sobre “REACT: Jurimetria pode mudar um julgado?

  1. E se quiser ferrar mais ainda, tem a PRESCRITIVA que vai apontar o quê precisa ser feito!!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkk

    [Texto, Logotipo Descrição gerada automaticamente]

    João Bosco de Barros
    Gestor Financeiro
    OAB/GO 47.268
    CRA/GO 3.376

                    [cid:image003.png@01D8A012.89FCEF20] <https://web.facebook.com/murilloloboadvogados>   [cid:image004.png@01D8A012.89FCEF20] <https://www.linkedin.com/company/murilloloboadvogados/>   [cid:image005.png@01D8A012.89FCEF20] <https://www.instagram.com/murilloloboadvogados/>   [cid:image006.png@01D8A012.89FCEF20] <https://murillolobo.com/>   [cid:image007.png@01D8A012.89FCEF20] <https://www.youtube.com/channel/UC6l9AXt6H3PN-7_3RuM3H6Q>   [cid:image008.png@01D8A012.89FCEF20] <https://api.whatsapp.com/send?phone=556235012900>
    
        GO: Rua 1132, 104, Setor Marista - Goiânia GO - 74.180-110
         SP: Av. Paulista, n. 777, 15º andar, Bela Vista - São Paulo SP - 01.311-100
    
     GO:(62) 3501-2900  |  SP:(19) 3368-2815
     www.murillolobo.adv.br<http://www.murillolobo.adv.br/>
    

    “Esta mensagem é endereçada exclusivamente à(s) pessoa(s) e/ou instituições acima indicadas e pode conter informações confidenciais, particulares ou privilegiadas, as quais não podem, sob qualquer forma ou pretexto, ser utilizadas, divulgadas, alteradas, impressas ou copiadas, total ou parcialmente, por pessoas não autorizadas. No caso desta mensagem ser recebida por erro, por favor, providencie sua exclusão de qualquer sistema e/ou destrua quaisquer cópias reprográficas, notificando o remetente imediatamente. Eventual erro de transmissão desta mensagem em nenhuma hipótese constituirá renúncia à confidencialidade ou a qualquer direito ou prerrogativa decorrente da mesma”

    This message is addressed exclusively to the people and/or institutions above mentioned and may contain information of confidential, private or privileged nature, which shall not, in any form or pretext, be used, disclosed, altered, printed or copied, in whole or in part, by unauthorized people. If you have received this message by mistake, please eliminate it from any system and/or destroy any reprographic copies and notify the sender immediately. Any possible transmission error of this message will not, under any circumstances, constitute a waiver of confidentiality or any right or remedy arising from it.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.