Interesses da Advocacia do Brasil e Reino Unido, uma reflexão.

A Thompson Reuters lançou um Report sobre os interesses dos advogados no Reino Unido e também dos seus clientes buscam nos advogados por lá.

Faço algumas reflexões a respeito, pois há muita diferença nos mercados, entretanto, podemos sempre aproveitar para compreender mais e nos inspirar em outras culturas.

Vamos começar pelo que os advogados do Reino Unido contratam em termos de serviços para os seus escritórios por lá:

Fonte do artigo e imagem: https://www.artificiallawyer.com/2022/04/14/the-legal-tech-tools-clients-are-actually-using-tr-report/

Interessante, não?

Para o mercado deles, pesquisa jurídica, controles financeiros, ferramentas de Compliance, de gestão de documentos, gerenciamento de gestão estão amplamente sendo mais usados que automações de workflow, inteligência artificial em contratos ou Dashboards de Business Inteligence (BI) ou Analytics.

No Brasil temos um uso mais claro de Dashboards de Business Inteligence (BI) ou Analytics, automações e gestão (gerenciamento). Infelizmente o controle financeiro e ferramentas de Compliance em escritórios ainda é algo bem restrito em terras brasileiras.

Diferenças apenas na entrega ou pelo mercado e diferenças de justiça (leia-se judiciário também)?

Não apenas isto, mas podemos perceber que o que o cliente busca num escritório jurídico é similar no Brasil e Reino Unido.

Vejamos como a pesquisa demonstra isto:

Fonte do artigo e imagem: https://www.artificiallawyer.com/2022/04/14/the-legal-tech-tools-clients-are-actually-using-tr-report/

Qual o cliente não quer que o seu escritório de advocacia conheça profundamente o seu negócio?

Agora, o que significa conhecer profundamente o seu negócio?

Não basta fazer uma visita a fábrica ou falar dos processos jurídicos. Tem que compreender o mercado de atuação, as estratégias de conquista de mercado, entender como a empresa lida com o seu público alvo (leia-se SAC, Reclame Aqui e outros), entre diversas outras realidades conforme o tipo de negócio envolvido.

Além disto, ter domínio da tecnologia pela advocacia é imprescindível. Seja no Reino Unido, seja no Brasil.

Qual a sua reflexão diante da sua realidade atual?

Como repensar o seu negócio para atingir mais o que o mercado está buscando?

Se quiser ler na íntegra, acesse (em inglês): https://www.artificiallawyer.com/2022/04/14/the-legal-tech-tools-clients-are-actually-using-tr-report/

E se quiser buscar mais conhecimento, nos acompanhe, converse, troque ideias.

#JuntosSomosMaisFortes

Sou Gustavo Rocha

Professor da Pós Graduação, coordenador de grupos de estudos e membro de diversas comissões na OAB no RS e SP.

Atuo com consultoria em gestão, tecnologia, marketing estratégicos e implementação de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Quer conhecer mais? www.gustavorocha.com

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Algo mais direto como Whatsapp, Telegram ou Signal? (51) 98163.3333

#Gestão #Tecnologia #MarketingJuridico #Privacidade #LGPD

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