O que a jurimetria pode fazer por você? #FenalawDigital

Artigo publicado no portal digital da Fenalaw: O que é jurimetria e como ela pode ajudar no seu dia a dia? Confira no artigo!

Primeiramente, vamos esclarecer o que é jurimetria. Em síntese resumida, é a estatística aplicada ao direito. Em suma, trata-se de compilar dados de todos os Tribunais do país num software que pode analisar por pedido, tipo de demanda, por localidade, por partes, entre inúmeros outros indicadores se as demandas com tipos X, Y ou Z estão tendo ou não sucesso no judiciário, baseados em casos idênticos ou similares com decisões em tempo real, tendo hoje como banco de dados as esferas cível e  trabalhista (ampliando em breve para outras áreas).

Além disto, a jurimetria se divide em dois tipos: Analítica/Descritiva ou Preditiva.

A analítica/descritiva faz este compilado de dados dos Tribunais e separa de forma clara todos eles, permitindo pesquisas avançadas por indicadores diversos, a exemplo de responder se a empresa X ganha ou perde indenizações de acidente de trabalho na cidade Y e quais valores estão envolvidos nessas demandas.

Já a preditiva vai além, podendo ser colocado um número de processo (CNJ) no software e ele irá predizer – baseado em casos análogos – qual a probabilidade de sucesso da demanda, tempo médio de julgamento e taxas de acordo feitas em demandas similares.

Este tipo de informação pode ser muito útil para processos estratégicos e/ou tomadas de decisão do escritório, pois ao invés de se basear apenas em dados que estão no sistema do próprio escritório, haverá a informação de maneira mais clara e objetiva com estatísticas do tribunal que julga a demanda.

Pode igualmente ser base para tomada de decisões sobre acordos (viabilidade e principalmente análise de risco), além de transformar prognóstico e contingência em situações mais palpáveis que antigamente.

Além disto, a jurimetria já vem sendo implementada em softwares jurídicos do mercado de forma nativa (compra software e já tem dentro dele a jurimetria), tamanha a potencialidade deste tipo de análise.

Convido aos advogados conhecerem mais desta tecnologia e usarem no seu dia a dia, para terem resultados mais práticos e objetivos.

Fonte: https://digital.fenalaw.com.br/especialistas/o-que-jurimetria-pode-fazer-por-voc

E a jurimetria já faz parte da sua vida?

Deveria. Pense nisto!

Quer participar da Fenalaw? Veja como:

Com muita alegria recebo o convite da @fenalaw_oficial/@fenalaw, para palestrar na #fenalaw2019. Ficarei muito honrado em encontra-los no centro de convenções Frei Caneca em São Paulo de 23 a 25 de Outubro.

Faça já sua inscrição e utilizando o meu código de desconto SPK19049 garanta 25% de desconto. Acesse este link: http://www.inscricaodeeventos.com.br/informa/fenalaw2019/usuario/index.asp ou fale com Guilherme Costa guilherme.costa@informa.com.

#FraternoAbraço #GustavoRocha

Consultoria GustavoRocha.com | Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
Robôs | Inteligência Artificial | Jurimetria | Marketing Jurídico | Fluxos Internos | Plano de Carreira | Financeiro
(51) 98163.3333 | gustavo@gustavorocha.com | www.gustavorocha.com

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.