Santo Ivo em entrevista

No último domingo, dia 19 de Maio, é comemorado o dia do advogado em Portugal, dia de Santo Ivo, padroeiro dos advogados segundo a igreja católica.

Há dois anos, com exclusividade, a GestãoAdvBr consegue uma entrevista com o Santo Ivo*, conhecido como advogados dos pobres.

Neste ano, novamente, Santo Ivo nos brinda com uma entrevista sobre a evolução da advocacia:

GestãoAdvBr: Santo Ivo, agradecemos a disponibilidade de atender nosso pedido de entrevista, ano após ano. Sabemos como é ocupado defender os pobres e oprimidos e ainda ser considerado o Santo dos Advogados.

Santo Ivo: Eu que agradeço Gustavo. Enquanto estamos aqui estou tirando uma folga. O mais difícil é ser advogado dos advogados, pois eles adoram se humilhar.

GestãoAdvBr: Como assim?

Santo Ivo: Advogado adora piada de advogado. Advogado concorda quando dizem que muitos são ladrões. Advogado concorda quando na TV dizem que a advocacia ganha dinheiro para não fazer nada. Ora, depois de tanto concordar, como querer qualificar a profissão e receber mais honorários?

Advogar para pobres é uma honra e não um suplício. Advoga para os menos favorecidos quem pode, e não aquele profissional que necessita de cada centavo para comer. Pro bono é uma meta de sustentabilidade e não de miserabilidade.

GestãoAdvBr: E como pode o advogado mudar esta posição?

Santo Ivo: Se profissionalizando. No meu tempo não tinha isto, mas também não existiam tantos processos, nem tantos advogados. Hoje em dia, advogado que quer realmente advogar, precisa dominar gestão, entender de tecnologia, compreender que sem marketing jurídico, produtos adequados não há como se conseguir clientes… O mercado e outro!

Depois choram, ficam rezando e o santo aqui que tem que resolver? Não dá, né?

Sou santo, mas milagre mesmo só Jesus ou o Pai Maior na causa.

Quer melhorar de vida? Trabalhe. Estude. E principalmente: Se profissionalize.

GestãoAdvBr: Uau! Um tapa de luva nos advogados que não querem mudar de vida, hein?

Santo Ivo: Tapa de luva nada! Tem que ser porrada! Com toda esta questão de processo eletrônico, advocacia pro bono, compensação de honorários, tem advogado fazendo manha para aprender a evoluir? Aí não tem santo que ajude!

GestãoAdvBr: E o que os advogados precisam fazer efetivamente?

Santo Ivo: Sabe Gustavo, desde 2005, quando tivemos o Peter conosco (Peter Drucker, pai da administração), as coisas mudaram. Começamos a focar mais em resultados, a querer mais o bem de todos (antes queríamos empiricamente) e começamos a perceber que fazer milagre é pouco: Temos que ensinar as pessoas a verem os milagres.

Como eles podem fazer isto? Parando de achar que tudo cai do céu é um bom começo. Tem muito advogado que acha que cliente vai bater na sua porta e lhe dizer: Quero te contratar a peso de ouro, só porque tu tem a especialização X ou o mestrado Y. Ah! Pára! Tu e mais a torcida do flamengo tem especialização e/ou mestrado ou ainda tem o conhecimento que o cliente quer.

O primeiro ponto sempre é este: O que o cliente quer. Não o que o advogado acha melhor, mas efetivamente o que ele quer. Aliás, bem disse Peter Drucker: “A única fonte de lucro é o cliente”.

GestãoAdvBr: O foco no cliente resolve o marketing jurídico?

Santo Ivo: Ah! Se fosse tão simples. Foco no cliente significa foco no cliente. Quer atingir marketing jurídico? Precisa de produtos específicos, público alvo, necessidades atingidas, presença na web, marca, conhecimento, relacionamento e muito mais. E não adianta pedir por milagres! Comece hoje mesmo o seu trabalho que os frutos vem. Esperar pelo Santo demora e pode não chegar a tempo, já que tem outro anjo por aí com a missão de desencarnação…

GestãoAdvBr: Nossa! Melhor ficar longe deste segundo anjo…  Mas, Santo Ivo, para finalizarmos a entrevista, alguma mensagem para seus afilhados?

Santo Ivo: Queridos e queridas advogados(as): Façam o bem maior para si e para sua profissão: Sejam profissionais. Nada de amadorismo, nem mesmo estudos empíricos. Leiam sobre gestão, tecnologia e principalmente sobre mercado. Podem até assistir a novela das oito, mas lembrem que a vida real é diferente. Na vida real, vence quem está mais preparado, mais amadurecido, que detém maior conhecimento holístico, ou seja, conhece o direito, mas igualmente domina gestão, tecnologia, processo eletrônico, marketing jurídico, etc.

Não temos tempo para milagres.

Quer um milagre? Trabalhe com os honorários aviltantes que existem no Brasil e com condenações ridículas, que vale mais a pena pagar do que mudar a forma de agir.

Quer um milagre? Busque conhecimento e aprimore seu estudo para que uma súmula vinculante ordenada conforme um lobby diga que o direito não existe.

Ah! Chega de romantismo. Vamos a luta. Quer um milagre? Batalhe com a consciência de que somente se profissionalizando se chega a algum lugar e que o Santo só ajuda a quem estuda, já dizia o menino indo pra prova…

Enfim, não dependa de mim o seu sucesso. Faça por si que aqui em cima nós damos uma forcinha…

GestãoAdvBr: Excelente! Agradecemos a entrevista Santo Ivo. Algum recado final aos advogados?

Santo Ivo: Um só: Fiquem com Deus meus advogados!

* Crônica escrita por Gustavo Rocha com a ideia original de Naor Nemmen.

Quer ler as entrevistas anteriores? Clique: Primeira entrevista e segunda entrevista.

______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br gustavo@gestao.adv.br

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.